ESTILO INOVAçãO & TECNOLOGIA

Curitiba ganha aplicativo com guia de marcas locais e espaços a serem explorados

Pelo Clube Lupa, o público pode descobrir espaços e marcas autorais na área da cultura, gastronomia, arte e moda, com curadoria criteriosa e 100% curitibana

O quanto você realmente conhece de Curitiba? Ou ainda: quantas vezes está um dia bonito, surge a vontade de sair, viver algo diferente, mas você não sabe nem por onde começar ou quais lugares realmente valem a pena ir?

Foi pensando nisso que nasceu o Clube Lupa, movimento criado em 2020 pela empresária Fernanda Paludo, com a vontade de aproximar pessoas de lugares, marcas, experiências e projetos que realmente valem a pena ser valorizados. O Lupa agora também lança um aplicativo que convida curitibanos e turistas a descobrirem o que a cidade tem de mais autoral e cuidadosamente selecionado em gastronomia, arte, cultura, decoração, moda e brechós.

“O Lupa nunca foi sobre descontos ou benefícios, e sim sobre descobertas – conhecer o que é feito com autenticidade e viver experiências que geram conexão. Cada lugar do Lupa carrega uma história. A curadoria é feita com visitas e critérios para garantir que toda indicação seja certeira e de qualidade. Fazer parte do Lupa é caminhar pela cidade com novos olhos, descobrir o que está perto, apoiar quem cria e transformar o cotidiano em algo extraordinário”, explica Fernanda Paludo, criadora do Lupa.

A iniciativa leva para o ambiente digital a essência do movimento desde sua origem, com um aplicativo criado do zero para o projeto, que reúne mais de 100 marcas autorais e estabelecimentos de diversos setores em uma plataforma que torna a experiência de explorar Curitiba mais envolvente e recompensadora.

Na prática, ao baixar o app, que está disponível gratuitamente para Android e iOS, o usuário já vai encontrar um mapa interativo da cidade com pins espalhados pela cidade e ferramentas próprias de geolocalização. Cada um desses pins, categorizados por cores diferentes, representa uma marca filiada ao Clube Lupa.

“O grande diferencial é que o Clube funciona como uma curadoria exclusiva. Diferente do que a gente vê hoje nas redes sociais, com influenciadores divulgando produtos e locais de forma condicionada à publicidade, no Lupa a gente realiza uma seleção criteriosa de marcas, sem que haja possibilidade de o consumidor ter sua expectativa frustrada”, relata Fernanda.

LEIA TAMBÉM: MON realiza visitas guiadas todas às sextas-feiras de novembro

Ao utilizar o app, os usuários poderão realizar check-ins nos locais e acumular pontos. “A gente usou a gamificação como uma forma de estimular as pessoas a explorarem a cidade e com os pontos elas podem desbloquear medalhas, conhecendo novos locais, passeios. Além de estabelecimentos, temos também pontos turísticos, museus, locais de arte e cultura tradicionais da cidade que fazem parte desse circuito”, conta.

O aplicativo pode ser usado de forma gratuita, mas também há a possibilidade de se tornar sócio do Clube Lupa, com uma mensalidade de R$19,90. Para os sócios, o app oferece possibilidades diferenciadas, como o acúmulo de moedas por meio do escaneamento da nota fiscal, conforme explica Fernanda. “Os sócios, quando consomem em algum estabelecimento, podem escanear a nota ou cupom fiscal e de acordo com o valor consumido acumulam moedas que podem ser trocadas por experiências que o Lupa oferece em estabelecimentos afiliados”. Entre as experiências estão degustações, oficinas e até mesmo uma visita em uma vinícola.

Ampliando a cidade

O aplicativo do Clube Lupa é apenas uma das iniciativas da Fernanda Paludo, empresária que tem como objetivo conectar marcas locais, autorais ao público, valorizando o pequeno e médio empreendedor, e estimulando um consumo mais consciente e sustentável. Além do app, o Clube realiza também o Quintal do Lupa, evento que acontece duas vezes por ano no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer, para levar a curadoria do Clube ao ambiente físico e reúne cerca de 70 marcas afiliadas ao Lupa.

O Quintal do Lupa acontece desde 2022 e se consolidou como um evento de referência em Curitiba e vem gerando oportunidades tanto para quem está em busca de conexão com o mercado local, quanto para as marcas envolvidas, que ganham com visibilidade e faturamento. Atualmente, com lista de espera para novas marcas, já recebeu mais de 8 mil visitantes em um único fim de semana. Ao longo das cinco edições realizadas, o evento já gerou mais de R$ 2 milhões em vendas diretas.

“O Lupa é um movimento que traz para Curitiba uma nova forma de viver a cidade. Cada edição do Quintal é um reflexo do movimento que geramos durante o ano. É o momento em que tudo o que vivemos no mapa – as descobertas, as marcas, as experiências – ganha vida num só lugar. Agora com o app a conexão tem se tornado ainda mais expressiva, facilitando com que o público descubra o que de melhor existe em nossa cidade e fortaleça o comércio local”, finaliza Paludo.