Victoria and Albert Museum estreia exposição “Marie Antoinette Style” em Londres
O Victoria and Albert Museum (V&A), em South Kensington, abre no dia 20 de setembro a exposição Marie Antoinette Style, a primeira realizada no Reino Unido inteiramente dedicada à última rainha da França. Reunindo cerca de 250 objetos, a mostra propõe um mergulho na trajetória de Maria Antonieta, sua relação com a moda e o impacto cultural que se estende até os dias atuais.
Entre os destaques estão as famosas pantufas de seda da rainha, fragmentos de vestidos de corte bordados à mão, joias de valor histórico, como o colar Sutherland e um pendente de pérola natural vendido em leilão por US$ 36 milhões (cerca de R$ 194,5 milhões), além de peças mais íntimas, como frascos de perfume e o serviço de jantar do Petit Trianon. Muitos desses objetos jamais haviam deixado a França, incluindo itens emprestados diretamente de Versalhes.

A exposição também recupera retratos de época e cartas pessoais, incluindo o último bilhete escrito por Maria Antonieta antes de sua execução, além de acessórios que ajudam a reconstruir a imagem da rainha. O percurso é apresentado por meio de instalações audiovisuais e até experiências olfativas, que reconstituem aromas da corte e o perfume preferido da monarca.
LEIA TAMBÉM: Apartamento 61 e Simões de Assis apresentam exposição em parceria

A Marie Antoinette Style busca compreender além do olhar histórico, mas, também, como o legado estético da rainha atravessou séculos e segue inspirando a moda contemporânea. Para isso, foram incluídas criações de Dior, Chanel, Moschino, Erdem, Vivienne Westwood e Valentino, além dos figurinos do filme Maria Antonieta, de Sofia Coppola, estrelado por Kirsten Dunst. O diálogo entre passado e presente ganha ainda mais força com obras de artistas como Beth Katleman, cuja instalação em porcelana “Marie Antoinette’s Folly” revisita os excessos do período com uma abordagem crítica e contemporânea.

Segundo a curadora Sarah Grant, a mostra busca refletir sobre o poder de atração de uma figura que permanece entre a fascinação e a controvérsia. “A rara combinação de glamour, espetáculo e tragédia que ela representa continua tão marcante hoje quanto no século XVIII”, afirma.
Serviço
Local: Victoria and Albert Museum (V&A) – Cromwell Road, South Kensington, Londres
Período: de 20 de setembro de 2025 a 22 de março de 2026
Ingressos: £23 (dias úteis) e £25 (fins de semana).
Mais informações: vam.ac.uk
*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.