CULTURA CINEMA

Brasil revela seis finalistas para disputar vaga no Oscar 2026

O grande finalista para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026 será decidido em 15 de setembro

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) os seis longas-metragens que disputam a representatividade do país na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A escolha definitiva será divulgada em reunião marcada para o dia 15 de setembro.

Finalistas brasileiros para o Oscar 2026

  • Baby, dirigido por Marcelo Caetano
  • Kasa Branca, de Luciano Vidigal
  • Manas, de Marianna Brennand
  • O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
  • O Último Azul, de Gabriel Mascaro
  • Oeste Outra Vez, de Erico Rassi

Destaques e premiações

O Agente Secreto figura como um dos favoritos não só pela repercussão nacional, mas também internacional. O longa conquistou prêmios de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes 2025, além do prêmio da crítica FIPRESCI e o Prix des Cinémas d’Art et Essai.

O Último Azul, produção de Gabriel Mascaro, acumula igualmente prestígio ao ser agraciado com o Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri) no Festival de Berlim 2025.

O Último Azul. (Foto: reprodução)

LEIA TAMBÉM: Espaço do Olho, no MON, recebe exposição inédita de Mariana Palma

Outros filmes finalistas também ostentam troféus e reconhecimentos importantes. Manas ganhou o principal prêmio da Giornate degli Autori, em Veneza. Baby rendeu ao ator Ricardo Teodoro o prêmio de Melhor Ator Revelação na Semana da Crítica de Cannes 2024. Oeste Outra Vez foi o grande vencedor do Festival de Gramado 2024, levando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Fotografia. Kasa Branca foi premiado com quatro estatuetas no Festival do Rio 2024 e recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival Aruanda e o prêmio do Júri Popular na Mostra de Cinema de Gostoso. Além disso, Manas conta com o apoio do ator e produtor Sean Penn, que atua como produtor executivo, aumentando sua visibilidade.

Manas. (Foto: reprodução)

Caminho até a seleção final

A seleção atual partiu de uma lista prévia com 16 filmes, divulgada pela Academia Brasileira de Cinema em agosto, a partir da qual estes seis foram escolhidos nesta última fase da competição interna.

A partir dessa escolha nacional, o representante brasileiro entrará em disputa na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, com prazo de inscrição até 1º de outubro. A lista de indicados ao Oscar será divulgada em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia de entrega ocorrerá no dia 15 de março de 2026.

*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.