FASHION JOIAS

Bvlgari revela seus lançamentos no Geneva Watch Days 2025

Evento aberto ao público às margens do Lago Genebra oferece uma nova perspectiva sobre a relojoaria contemporânea

Com o fim do verão no hemisfério norte, os amantes de relógios se reúnem nas margens do Lago Genebra para o Geneva Watch Days. Mais intimista e menos formal do que as principais feiras do setor, este evento aberto ao público – lançado em 2020 por iniciativa de Jean-Christophe Babin, CEO da LVMH Watches e CEO da Bvlgari – oferece uma nova perspectiva sobre a relojoaria contemporânea.

“Este evento nasceu do desejo de repensar a forma como a indústria se conecta — de forma mais ágil, mais inclusiva e mais colaborativa. Cinco anos depois, tornou-se um ponto de encontro fundamental no calendário relojoeiro, não apenas para marcas conhecidas, mas também para um número crescente de participantes independentes”, disse Jean-Christophe Babin, presidente do Geneva Watch Days.

Aberto a todos e com entrada gratuita, o Geneva Watch Days apresenta o que há de mais moderno em criatividade relojoeira. Para a Bvlgari, é uma oportunidade de apresentar novas expressões de sua ousadia e design característico. 

A primeira retrospective da Saga Octo Finissimo

Cada modelo Octo Finissimo é ao mesmo tempo uma conquista técnica e uma declaração criativa – uma abordagem inédita às complicações tradicionais da relojoaria, que se torna ainda mais radical devido à busca por uma espessura extremamente fina. Em apenas 11 anos, a coleção estabeleceu impressionantes dez recordes mundiais.

Durante o evento Geneva Watch Days 2025, a Bvlgari apresentará pela primeira vez uma retrospectiva detalhada e educativa da história do Octo Finissimo. Com seu estilo enraizado na geometria octogonal da Basílica de Maxêncio, em Roma, o Octo redefiniu o design de relógios no início dos anos 2000 e introduziu uma estética nova, ousada e voltada para o futuro, para o século XXI.

Aproveitando a expertise da manufatura suíça, a Bvlgari embarcou em uma exploração única da complexidade relojoeira – repensando volumes e proporções. Essa visão levou à criação da linha Octo Finissimo e, posteriormente, aos modelos inovadores Octo Finissimo Ultra. A exposição reúne as referências fundamentais que até agora marcaram essa jornada contínua.

Do inovador Octo Finissimo Tourbillon de 2014 – com seu calibre ultrafino BVL 268 com turbilhão, medindo apenas 1,95 mm – ao deslumbrante Octo Finissimo Ultra Tourbillon lançado em abril de 2025 na Watches and Wonders, com uma caixa de apenas 1,85 mm de espessura, cada criação marcante conta a história de uma abordagem criativa singular. A exposição também revela como as linhas Ultra e Finissimo se complementam, juntamente com as colaborações artísticas contínuas da Bvlgari.

Octo Finissimo Lee Ufan x Bvlgari

(Foto: divulgação)

Este ano, a Maison recebe o artista nascido na Coreia e radicado no Japão, Lee Ufan, neste diálogo contínuo. Pintor, escultor, poeta e filósofo, Lee Ufan explora as conexões entre a consciência humana, a natureza e o universo. Sua arte se concentra na percepção e na presença – na ressonância emocional de um objeto, e não em sua representação.

A Octo Finissimo Lee Ufan x Bvlgari é o resultado de uma rica e inspiradora troca entre o Diretor Executivo de Criação de Produto da Bvlgari, Fabrizio Buonamassa Stigliani, e o artista coreano Lee Ufan. O design é baseado em um dos temas-chave do artista: o contraste entre uma rocha – estática e limitada – e os reflexos infinitos de um espelho.

“Conheço Lee Ufan por suas pinturas incríveis. Depois, descobri suas esculturas, em que uma grande rocha repousa sobre um espelho – fiquei intrigado. A princípio, você pensa que esses dois elementos não funcionam juntos, mas, no final, funcionam perfeitamente”, explica Buonamassa.

Em vez de conter o mostrador espelhado delicadamente adornado com ponteiros pretos, a caixa Octo Finissimo o amplifica. O resultado é impressionante: um relógio com caixa e pulseira de titânio, lançado em uma edição limitada de 150 peças, cada uma finalizada à mão com um tratamento de superfície único de titânio.

O relógio abriga o calibre de manufatura BVL 138 com microrrotor, com apenas 2,23 mm de espessura e uma altura total de apenas 5,5 mm. No fundo da caixa, a assinatura manuscrita de Lee Ufan marca este objeto intimista como uma verdadeira obra de arte. Afinal, a imaginação é uma questão de delicadeza.

Octo Finissimo Marble Tourbillon: O Desafio de um Mostrador Lapidado em Mármore Italiano

(Foto: divulgação)

O poder emocional e estético do mármore o torna para sempre ligado à cultura romana. Durante séculos, ele transmitiu refinamento e grandeza. No entanto, apesar de sua beleza, o mármore raramente é associado à relojoaria – seu peso e fragilidade o tornam impossivelmente difícil de ser domado para atender às exigências da relojoaria.

No entanto, a Bvlgari sempre expandiu os limites dos materiais. Mestre em moldar todos os tipos de materiais, de ouro e platina a titânio, carbono, cerâmica e pedras preciosas, a joalheria romana agora aceitou o desafio de integrar o mármore à sua linha Octo Finissimo.

LEIA TAMBÉM: Tag Heuer desbrava horizontes vanguardista com lançamentos

Esculpir um mostrador – um dos componentes mais finos da relojoaria – em mármore não é tarefa fácil. Embora a pedra seja resistente em sua forma bruta, ela se torna delicada e quebradiça quando cortada em fatias finas. Exige um alto grau de refinamento técnico e savoir-faire dos especialistas da Maison, comparável apenas à precisão necessária para criar um turbilhão voador.

Depois de estrear um mostrador de mármore verde “Verde Alpi” combinado com uma caixa de ouro amarelo no início deste ano, a Bvlgari agora revela uma nova versão do Octo Finissimo Tourbillon no Geneva Watch Days: apenas 4,85 mm de espessura e 40 mm de largura, com um mostrador cortado em mármore azul profundo proveniente das melhores pedreiras italianas.

No interior, destaca-se o calibre BVL 268 de corda manual, medindo apenas 1,95 mm e oferecendo uma reserva de marcha de 52 horas. Com sua estética romana e refinamento intransigente, este Octo Finissimo em mármore azul é um triunfo técnico e emocional.

Um novo capítulo na história do Bvlgari Aluminium, forjado em bronze

(Foto: divulgação)

Em 2025, a Bvlgari traz para o Bvlgari Aluminium o charme distintivo do bronze – uma liga com ecos da Antiguidade. Assim como o original, este metal também reflete a passagem do tempo. O Bvlgari Bronzo é feito para ser usado e vivido. Sua superfície se transforma gradualmente – evoluindo a cada dia, em sintonia com o ritmo de vida de quem o usa.

“A essência do Bvlgari Bvlgari reside na liga de materiais. Inicialmente projetado em alumínio e borracha, o modelo aqui explora o bronze: uma associação de significado histórico na relojoaria, raramente usada pela Bvlgari. Este material não é apenas resistente, mas, acima de tudo, vivo. Com o tempo, sua pátina evoluirá, tornando cada relógio único e pessoal. Sua aparência bruta, masculina e elegante, bem como o trabalho excepcional no metal, já lhe conferem uma aura icônica”, disse Jonathan Brinbaum, Diretor Geral da Bvlgari Watches.

Duas versões poderosas e distintas do relógio emergem dessa aliança de materiais: Bvlgari Bronzo GMT e Bvlgari Bronzo Chronograph. Duas complicações, dois temperamentos. O GMT para quem viaja. O cronógrafo para quem se sente atraído pela precisão e pelo ritmo. Ambos imbuídos do estilo italiano, da rica herança e do savoir-faire da relojoaria.