ESTILO CULTURA

Rupi Kaur: a poetisa indiana fenômeno no Instagram

Com seus versos e ilustrações que falam, entre outras coisas, sobre feminismo e superação, a instapoet conecta mulheres do mundo inteiro

É muito fácil se encantar – e se identificar – com os poemas de Rupi Kaur. Com seus versos sábios, delicados e perspicazes, a jovem de 25 anos nascida na Índia e radicada no Canadá tem gerado empatia em pessoas do mundo todo. Prova disso são seus quase dois milhões de fãs, divididos entre Instagram e Facebook e Twitter.

Os poemas, ora pequenos, ora grandes, abordam temas-tabu como feminilidade, amor, perdas, traumas e curas, e se tornaram sucesso principalmente depois que Rupi lançou, em 2015, o livro Milk and Honey. Dividido em quatro partes, dedicadas, cada uma, a um tipo diferente de dor, a obra foi publicada no Brasil pela editora Planeta do Brasil e foi traduzida para o português apenas este ano, pela poetisa paranaense Ana Guadalupe, e ganhou o título Outros jeitos de usar a boca .

Sucesso absoluto nos Estados Unidos, onde figurou por mais de 40 semanas nas listas de best-sellers, o livro se espalhou pelo mundo rapidamente – mais de um milhão de cópias já foram vendidas. O sucesso, em grande parte, se deve à Internet. No mundo online, ela é idolatrada e também criticada – quando postou uma foto sua, deitada na cama, com a roupa manchada de sangue, até o Instagram a censurou.

 

mumma ji ❤️

Uma publicação compartilhada por rupi kaur (@rupikaur_) em

Criada em Toronto, Rupi começou a desenhar e pintar aos 5 anos de idade como principal forma de expressão, já que não conseguia falar em inglês com outras crianças. Aos 17, começou também a escrever e acumular páginas e páginas de poesias. História contada por importantes publicações internacionais, como Harper’s Bazaar, The Guardian e Glamour. Nas imagens abaixo, você confere alguns poemas de Rupi Kaur.

 

you were pure gold yesterday southern california ❤️ thank you for your hearts

Uma publicação compartilhada por rupi kaur (@rupikaur_) em

 

?

Uma publicação compartilhada por rupi kaur (@rupikaur_) em

SERVIÇO

Você encontra Outros jeitos de usar a boca na Amazon, Saraiva, Livraria Cultura e Livraria da Travessa.

1 comentário em “Rupi Kaur: a poetisa indiana fenômeno no Instagram”

Deixe um comentário