ESTILO GASTRONOMIA

Kafta vai da tradição à inovação em restaurante árabe de Curitiba

Restaurante Le Mir Curitiba apresenta quatro versões do prato, da receita tradicional à famosa Kafta no pão com queijo

Um dos clássicos da gastronomia árabe, a kafta ganha diferentes versões no cardápio do Le Mir Curitiba. Desde a apresentação tradicional, no formato característico de espetinho, até a surpreendente Kafta no pão com queijo, que se transformou num dos maiores sucessos do premiado restaurante, não faltam opções para saciar os paladares dos amantes dessa instituição da comida oriental.

A Kafta é um prato de origem persa que, a partir desse antigo império, conquistou o Oriente Médio e o Mediterrâneo Oriental. Depois, ganhou o mundo e diferentes versões. A palavra “kafta” deriva do persa “kūfta”, que significa “moer” ou “bater”, referindo-se ao processo de preparação da carne, que é moída antes de ser moldada na forma de uma linguiça ou ao redor de um espeto.

No Le Mir Curitiba, a receita básica tem toques bem especiais e quatro opções. Todas são assadas na brasa, o que potencializa a suculência. A que mais faz sucesso é uma entrada, mas tem tantos fãs que disputa atenção com os pratos principais. É a Kafta no pão com queijo. Nela, fatias de pão árabe são recheadas com carne de kafta, queijo mussarela e salsinha em pó, para depois serem assadas no fogo. Servida com uma pasta de alho picante, a porção custa R$ 39,90 (com oito unidades).

Kafta no Pão com Queijo.
Kafta no Pão com Queijo. (Foto: divulgação)

A combinação do pão com a carne e o queijo é apresentada em fatias delicadas, com uma textura crocante por fora e muita maciez por dentro, graças à finalização na brasa. Os temperos completam o prato, destacando o sumac (ou sumagre), que é uma especiaria de sabor ácido e cítrico, muito utilizada na culinária do Oriente Médio e Mediterrâneo. É feito a partir das bagas secas e moídas do arbusto Rhus coriaria. Esse mesmo tempero também vai na Kafta no pão sem queijo, uma variante que também está no menu.

LEIA TAMBÉM: O charme de Paris invade bistrô em hotel de Curitiba para uma noite mágica

Outros dois tipos de kafta, mais tradicionais, também integram o menu. Há os Espetos de kafta, com duas unidades saindo a R$ 24,90. A carne bovina é assada em brasa, temperada com especiarias árabes, salsinha e cebola. Acompanha duas pastas: uma de alho picante e outra de alho com ervas.

A quarta maneira de se provar a kafta no Le Mir é num prato principal que apresenta dois espetos dessa carne junto com um tipo de arroz a ser escolhido pelo cliente, entre quatro tipos: branco, com aletria, com lentilha ou com tâmaras e passas. Também acompanha cebola e tomates assados na grelha.

Com esse quarteto de opções, não há como não se apaixonar pelas kaftas do Le Mir. Bar de drinks, adega de vinhos e cervejas integras as pedidas para harmonizar.

Serviço

Endereço: Alameda Presidente Taunay, 533 – Bigorrilho
Funcionamento: jantar – de terça a sábado, das 19h às 23h | almoço – de terça a sábado, do meio-dia às 15h, e domingo do meio-dia às 15h.
Reservas: (41) 99279-0994
Instagram: @lemircuritiba 

Deixe um comentário