PODER PERSONALIDADES

Saudável há mais de um século: a história da Thá Engenharia

Com exclusividade à TOPVIEW, o CEO da Thá Engenharia revela os segredos por trás da saúde da marca

A Thá Engenharia completou 130 anos em 2025. A história, que começou na migração do fundador, Maurício Thá, da Itália para o Brasil, em 1895, alcançou o potencial de solidez e saúde em mais de um século. CEO da empresa, o engenheiro civil Roberto Braz Thá é a figura por trás da saúde centenária da marca. Nesta edição, a TOPVIEW entrevistou o empresário com exclusividade para demons-trar seu papel de líder e de sucessor. Qual é o segredo para manter uma empresa saudável e relevante por
tantas décadas?

A Thá Engenharia completou 130 anos em 2025. Qual é o segredo para manter uma empresa saudável e relevante por tantas décadas?

A Thá Engenharia tem uma história muito bonita, iniciada com seu fundador, Maurício Thá, que imigrou da Itália em 1895. De lá para cá, muita coisa mudou no Brasil, no mundo e na empresa. Foram muitos governos, diversos planos econômicos, duas grandes guerras e uma revolução industrial e tecnológica que ninguém jamais poderia imaginar naquela época.

Não existe um segredo único para superar tantas mudanças e manter a empresa ativa por tanto tempo. O sucesso da Thá é resultado de muito trabalho, empenho e dedicação, de estar atenta às oportunidades que surgiram e, principalmente, de manter um espírito jovem e sempre atualizado.

Na Thá,  sempre contamos com colaboradores igualmente dedicados e comprometidos, unindo profissionais mais experientes e outros mais jovens. Essa combinação nos mantém à frente do mercado. A engenharia é uma atividade de equipe e, por isso, estimulamos o trabalho conjunto e combatemos o individualismo. Na Thá não existe o “eu”, existe o “nós”. O sucesso é de toda a empresa e de sua equipe, e é isso que nos garante um time engajado e diferenciado.

O que você aprendeu com as gerações anteriores da sua família sobre resiliência nos negócios — e o que leva disso para o seu dia a dia como líder?

A principal lição que aprendi com as gerações anteriores da minha família, e que se tornou um dos pilares da empresa, é a honestidade e o cumprimento das nossas obrigações. Quando assumimos um compromisso, não medimos esforços para cumpri-lo da melhor forma possível. Nossos clientes sabem que sempre podem contar conosco e que faremos o nosso melhor para entregar o combinado.

Os obstáculos e dificuldades são uma constante nos negócios, independentemente da área, seja na engenharia, no comércio, na medicina ou em qualquer outro setor. Ter uma estrutura sólida, focada e capacitada é fundamental para superar esses desafios. Hoje, como principal executivo da empresa, minha função é orientar a Thá na busca de soluções e alternativas, sempre com clareza e objetividade, para superar os desafios do nosso negócio.

Em tempos de transformações rápidas, como a Thá se adapta às novas demandas do mercado sem perder a essência?

Ao longo destes 130 anos, a Thá Engenharia já desenvolveu diversas atividades ligadas ao mercado de construção e imobiliário. Tivemos, por exemplo, a maior incorporadora e, por um período, uma das maiores imobiliárias na nossa principal região de atuação, Curitiba. Mesmo nesses momentos, nunca deixamos nossa essência de sermos construtores.

Como construtores, atuamos em 15 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, realizando obras que vão desde edifícios comerciais e residências icônicas até indústrias, centros de distribuição, hospitais, shopping centers, grandes lojas de varejo, colégios e universidades, entre outros. Atualmente, contabilizamos números expressivos: mais de 8.000.000 (oito milhões) de metros quadrados construídos, em mais de 2.000 (duas mil) obras, com uma quantidade incontável de unidades entregues.

Nosso passado nos orgulha e nos engrandece, mas é o olhar para o futuro que nos move e motiva. O sucesso e as técnicas de ontem não garantem o sucesso de amanhã. Mesclar tradição e solidez com a busca pela melhoria constante e uma mentalidade jovem nos mantém sempre atualizados e nos permite continuar sendo uma empresa de destaque em nossa área.

Como você equilibra a vida intensa de CEO com a sua saúde física e mental? Há hábitos que considera inegociáveis?

Sou engenheiro civil, formado em 1994, e tenho mais de 30 anos de profissão. Fora períodos de férias, não lembro de ter faltado um único dia de trabalho. Para mim, o trabalho não é uma obrigação, mas uma atividade que faz parte da minha vida e me complementa.

Além disso, cuidar da saúde é fundamental para ter disposição e vitalidade para enfrentar o dia a dia. A função de CEO traz desafios, muita pressão e exige estar sempre à disposição da empresa, em qualquer horário que for necessário. Mesmo assim, procuro sempre reservar momentos de lazer nos finais de semana e, principalmente, praticar esportes. Tenho o hábito de frequentar a academia todos os dias, seja para corrida, natação ou musculação, me mantendo  sempre ativo.

Meu principal hobby é o golfe. Sempre que o tempo permite, jogo com amigos e familiares nos finais de semana. Também não dispenso períodos na praia durante o verão, que são essenciais para meu equilíbrio físico e mental.

A saúde financeira de uma empresa depende de decisões bem planejadas. O que você considera fundamental para manter a vitalidade dos negócios a longo prazo?

O mundo atual está em constante transformação, e as oportunidades podem surgir de formas diversas. Antes de entrarmos em qualquer negócio, sempre fazemos uma análise cuidadosa sobre os riscos e benefícios envolvidos. No final das contas, todas as decisões são baseadas em uma criteriosa avaliação de risco e benefício.

Recentemente, superamos o maior e mais desafiador momento financeiro da empresa. Com muito trabalho, austeridade e dedicação, conseguimos superar essa fase. Hoje, é com orgulho e satisfação que afirmo que a Thá Engenharia está mais sólida, forte e preparada do que nunca para os próximos 130 anos.

 A inovação também faz parte da longevidade? Como a Thá tem incorporado tecnologia e sustentabilidade nos projetos mais recentes?

Sem dúvida, para uma empresa se manter e prosperar em seu negócio, é fundamental estar sempre atualizada, e na construção não é diferente. Os custos aumentam a cada dia, a mão de obra se torna mais escassa e desqualificada, as normas técnicas mudam constantemente, e os edifícios ficam cada vez mais altos e tecnológicos.

Para enfrentar esses desafios, é essencial introduzir novos materiais e soluções técnicas, manter foco em planejamento e controle de custos, organizar melhor os canteiros de obras e adotar novos métodos construtivos, sempre com rigorosa atenção à segurança do trabalho. As mudanças e inovações na construção são diárias e silenciosas. As obras de ontem são muito diferentes das de hoje, e o amanhã certamente trará ainda mais surpresas e avanços.

Quem não acompanha essas mudanças rapidamente se torna obsoleto. A Thá sempre esteve à frente, construindo os maiores e mais modernos empreendimentos da cidade. Estar atento às mudanças e às oportunidades de novas tecnologias é parte essencial de todos os nossos projetos.

LEIA TAMBÉM: Michel Temer fala sobre o valor da moderação em entrevista exclusiva

O que ainda te inspira e desafia, pessoalmente e profissionalmente, após tantos anos de história construída?

Nosso negócio nos permite acompanhar o surgimento de uma construção desde um terreno virgem. Ao longo dos dias e semanas, vemos a edificação se materializar, desde a fundação, passando pela estrutura, até os acabamentos finais. Em pouco tempo, temos o prazer de entregar aos futuros proprietários um novo empreendimento, e isso é extremamente especial e gratificante.

O que mais me motiva, porém, é a certeza de estarmos no caminho certo. A cada dia, buscamos melhorar como empresa e como pessoas. Ver a Thá, legado da nossa família e parte da história da nossa cidade, progredir e prosperar é algo muito especial e me mantém com a mesma motivação de quando era apenas um engenheiro recém-formado.

*Matéria originalmente publicada na edição #304 da TOPVIEW.

Deixe um comentário