Estudo realizado em spa do Paraná será apresentado no maior congresso de cardiologia
Referência nacional em cuidado integral e bem-estar, a Lapinha, primeiro Spa Médico do Brasil, terá um estudo com seus pacientes apresentado no ESC Congress 2025, o mais importante congresso de cardiologia do mundo, que será realizado de 29 de agosto a 1º de setembro, em Madri, na Espanha.
A pesquisa será apresentada no 29º dia do mês pelo médico e pesquisador João Paulo Batista de Souza, na categoria Young Investigator Award (YIA), voltada a jovens cientistas com trabalhos de destaque nas áreas de Cardiologia Preventiva e promoção da saúde. O estudo foi desenvolvido em parceria com a equipe médica da Lapinha, especialmente com o diretor clínico Dr. Daniel Boarim, e também rendeu a João Paulo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Medicina da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).
Intitulada “Relationship between acute effects on cardiovascular risk in an immersive lifestyle medicine program”, a pesquisa analisou os efeitos de curto prazo de um programa intensivo de mudança no estilo de vida como alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e rotinas de bem-estar, sobre indicadores de saúde cardiovascular.
LEIA TAMBÉM: Lama negra: resort no Paraná oferece experiência que encanta e revigora viajantes
Com base nos dados de 415 pacientes que passaram pela Lapinha entre 2008 e 2018, o estudo identificou quedas significativas em índices como colesterol LDL, triglicerídeos e glicemia em jejum, além da redução no risco global de doenças cardiovasculares. Os benefícios foram observados mesmo entre os 128 pacientes com múltiplas comorbidades, entre eles idosos e pessoas em uso de medicação contínua.
A pesquisa reforça o impacto positivo que programas de mudança do estilo de vida, como o da Lapinha, podem ter na prevenção de doenças crônicas e destaca a importância da combinação com a ciência, cuidado individualizado e práticas naturais de saúde.
Com 52 anos de história, a Lapinha é reconhecida como um Spa Sustentável pelo World Spa & Wellness Awards. Sua abordagem tem como princípio vital a terapia do biorritmo natural do corpo, o respeito aos ciclos biológicos que regulam funções como o sono, a digestão e a produção hormonal, promovendo o equilíbrio e o bem-estar integral. Na Lapinha, a alimentação Ovolactovegetariana é cuidadosamente planejada por médicos e nutricionistas experientes, e a maioria dos ingredientes é cultivada na horta orgânica da própria propriedade.