SELF WELLNESS

Lama negra: resort no Paraná oferece experiência que encanta e revigora viajantes

Terapêutica e relaxante, a atividade é gratuita para hóspedes de Jurema Águas Quentes e extraída de fonte própria dentro do complexo

Proveniente do Aquífero Guarani, o banho de lama negra é uma das atrações que mais desperta a curiosidade dos visitantes que se hospedam em Jurema Águas Quentes, no município de Iretama (PR). O ritual de imersão na experiência, oferecido há mais de 50 anos, combina relaxamento, benefícios estéticos e conexão com a natureza. 

O resort é abastecido por águas termais que emergem naturalmente a 42°C, também oriundas do Aquífero Guarani. A lama utilizada na atividade, que é inclusa na hospedagem, é retirada de um poço com dois metros de profundidade e muito cobiçada pelos hóspedes. 

A experiência 

Com propriedades benéficas, a lama negra tem altos teores de sais de enxofre, promovendo a limpeza de pele e possuindo uma ação esfoliante. “A nossa lama negra termal sulforosa possui em sua composição elementos com propriedades benéficas à pele. A sua característica física esfoliante promove uma limpeza e estimula a renovação celular”, explica Ione Franco, responsável pelo SPA Jurema, do complexo de resorts. 

Lá, cada pessoa é a responsável por pegar a lama do recipiente disponível e espalhá-la pelo corpo. Depois que a lama secar, os visitantes podem retirá-la nos chuveiros do local e seguir para os ofurôs e piscina de hidromassagem. A experiência não possui contraindicação de idade.

(Foto: divulgação)

LEIA TAMBÉM: Os spas e wellness retreats mais exclusivos do mundo para relaxar e se reconectar

O banho de lama negra e o relaxamento nos ofurôs fazem parte de uma experiência sensorial completa, chamada de o Caminho dos Sentidos. Como o próprio nome sugere, os hóspedes são convidados a percorrer um trajeto de desconexão em três momentos. Primeiro, passando por uma via com água fria e seixos rolados – pedras em formato arredondado e superfície lisa – localizado em um jardim com natureza exuberante.  

“O processo pode trazer benefícios terapêuticos, uma vez que, ao caminhar sobre as pedras, acontece o estímulo em pontos de pressão dos pés, semelhante à reflexologia, promovendo relaxamento e alívio de tensões”, comenta Ione. Após percorrer o trajeto, os hóspedes são convidados ao banho de lama e ao ofurôs, completando o circuito.

O complexo Jurema Águas Quentes, considerado o maior destino de águas termais do Sul do Brasil, fica em meio a 3,4 milhões de metros quadrados de natureza. Com dois resorts, o Jardins e o Lagos de Jurema, o destino é conhecido por suas águas termais, que emergem a 42º C, e já foi eleito nos últimos dois anos, um dos melhores resorts do Brasil.

Deixe um comentário