CULTURA CINEMA

Festival de Cinema Coreano exibe 80 filmes em sete cidades do Brasil

Com entrada gratuita, o KOFF exibirá 80 filmes e homenageará o cineasta Lee Chang-dong, além de celebrar os 50 anos da KOFA com clássicos restaurados

A 3ª edição do Festival de Cinema Coreano (KOFF – Korean Film Festival), principal evento dedicado à cinematografia sul-coreana no país, acontecerá em 7 (sete) cidades brasileiras. A programação é composta por uma Mostra Não-Competitiva, uma Mostra Competitiva, exibições inéditas no Brasil, debates internacionais, oficinas de cinema, homenagem ao cineasta Lee Chang-dong, e a exibição comemorativa aos 50 Anos da KOFA – Korean Film Archive, trazendo 7 (sete) filmes inéditos restaurados dos anos 50 ao Brasil.

Com o objetivo de aproximar Brasil e Coreia do Sul através do universo audiovisual, o festival apresenta produções do circuito comercial e do cinema independente, valorizando títulos reconhecidos pela crítica, aclamados pelo público e premiados em festivais na Coreia do Sul e no mundo.

Serão 60 dias inteiramente dedicados ao cinema sul-coreano, em espaços especialmente preparados para receber o público brasileiro.

O recorte curatorial proposto pelo Prof. Dr. Rubens Rewald para 2025 trata do tema “Diversidade e Modernidade”, no cinema sul coreano, enquanto os debates propostos pelo co-curador Prof. Dr. Josmar Reyes seguem com os temas produção, distribuição, exibição, estudos e pesquisa sobre cinema sul coreano.

LEIA TAMBÉM: The New York Times revela os 100 melhores filmes do século 21

Além das exibições, o festival apresenta uma programação complementar que inclui eventos de Abertura e Encerramento, Debates Internacionais em formato híbrido com cineastas e produtores do Brasil e da Coreia do Sul, Oficinas de Produção de Cinema em escolas públicas e uma Noite de Homenagens e Premiações, destacando os grandes nomes desta edição.

“É uma honra acompanhar e apoiar institucionalmente a realização da Mostra de Cinema Coreano em Curitiba, organizada pelo KOFF – Korean Film Festival. Trata-se de um marco importante para a aproximação cultural entre Brasil e Coreia, especialmente em um momento em que o cinema coreano vive um reconhecimento sem precedentes no cenário internacional. Obras como Parasita, vencedora do Oscar de Melhor Filme, e diretores como Bong Joon-ho e Park Chan-wook, projetaram a cinematografia coreana como uma das mais inovadoras e sensíveis do mundo”, declara Cristian Kim, Cônsul Honorário da República da Coreia no Paraná.

Homenagem

Um dos momentos mais aguardados será a homenagem ao renomado cineasta sul-coreano Lee Chang-dong, que acontece na cidade de São Paulo. Como parte da homenagem, seus filmes serão exibidos ao público, celebrando sua contribuição singular ao cinema mundial.

Filmes de Lee Chang-dong que serão exibidos:

“Peppermint Candy” (1999)
“Oasis” (2002)
“Poetry” (2010)
“Secret Sunshine” (2007) à confirmar

Clássicos restaurados celebram os 50 anos do Korean Film Archive

A 3ª edição do KOFF também celebra os 50 anos do Korean Film Archive (KOFA), em tradução livre “Arquivo de Filmes Coreanos”, uma organização sem fins lucrativos e o único arquivo de produções com cobertura nacional da Coreia do Sul. Sua principal função é coletar, preservar e organizar filmes e materiais relacionados a filmes, além de promover o acesso a essas coleções.

As obras serão apresentadas em resolução 4K, garantindo uma experiência cinematográfica de alta qualidade. Cada cidade que recebe o festival contará com ao menos um dos filmes restaurados, oferecendo ao público a chance de redescobrir marcos históricos da cinematografia coreana.

Esta especial celebração é resultado da importante parceria entre KOFF (Korean Film Festival), KCCB (Centro Cultural Coreano no Brasil) e KOFA(Korean Film Archive).

Confira os filmes que serão exibidos:

“Nakdong River” (1952) – Diretor Jeon Chang-keun “Piagol” (1955) – Diretor Lee Kang-cheon
“The Widow” (1955) – Diretor Park Nam-ok
“The Wedding Day” (1956) – Diretor Lee Byeong-il “Madame Freedom” (1956) – Diretor Han Hyeong-mo “The Flower in Hell” (1958) – Diretor Shin Sang-ok “Money” (1958) – Diretor Kim So-dong

Confira os longa-metragens da Mostra Não-Competitiva que serão exibidos no KOFF 2025 no site oficial.

Deixe um comentário