O desejo de ter um carro ainda move o Brasil
“O jovem não quer mais carro? Não é bem verdade”, dispara o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom. Natural de Curitiba, ele concedeu uma entrevista exclusiva para a coluna e falou sobre os desafios da economia brasileira e da inteligência artificial.
Como a liderança pode moldar uma marca?
O desafio como líder é conectar pessoas. Quero a marca próxima da geração nova, não só para quem já tem história com a Volks. Meu trabalho é apresentar soluções de mobilidade para todos.
E como a política no Brasil impacta a economia e o setor?
Sou brasileiro e estou acostumado com isso. Não sou a pessoa que fica reclamando. Ah, claro, a situação econômica muitas vezes não é fácil, né? Juros altos não ajuda a vender automóveis. Tem uma discussão importante, a do IOF. Então, temos que adaptar a estrutura e a estratégia ao que acontece. O que muda nas empresas é: equipe, força de reagir e busca de alternativas para passar por tudo.
Ainda sobre o futuro, quais são os caminhos da inteligência artificial nos carros?
Painel, freio, suspensão, motor, tudo isso é importante e a gente faz muito bem e com segurança, mas o carro cada vez é mais software. O cliente quer interação. E isso é genial! Você vai conversar sobre a manutenção do carro, saber se o restaurante preferido está aberto, que horas vai ter cinema… tudo o que está na internet a gente vai poder interagir com o carro.
O futuro será com modelo híbrido, carro elétrico?
Você tem uma necessidade? Nós vamos entregar soluções. Quer comprar um carro? Tem. Quer fazer um sign and drive? Nós temos. Quer carro elétrico? Quer um carro híbrido? Também tem.
E o carro à combustão continua sendo forte para nós, brasileiros.
E o jovem ainda sonha em ter um carro?
O carro é um grande desejo e deve seguir sendo um grande desejo de consumo dos brasileiros. As pessoas dizem: “Ah, o jovem não quer mais carro.” Não é bem verdade. Ele usa o aplicativo de corrida, mas é carro. Eu também ofereço carro para aplicativo. Esse jovem, ele vai ter a namorada, ele vai casar, ele vai precisar do carro. Não tem como não ter. O cliente que compra carro novo está acima de 35 anos. Morei anos na Europa e me surpreendi, o primeiro comprador de carro zero é acima de 43 anos. É bem interessante. Então, faz parte da jornada, a compra do carro zero.
*Matéria publicada originalmente na edição #302 da TOPVIEW.