ESTILO GASTRONOMIA

Restaurante árabe lança Festival de Inverno com degustação de sopas

Com raízes libanesas e alma acolhedora, o Nayme celebra a chegada do inverno com um convite para viver a estação com afeto e tradição

Com a chegada dos dias mais frios, o Nayme apresenta seu tradicional Menu de Inverno, um convite para viver a estação de forma acolhedora e cheia de sabor. Já conhecido por seu ambiente intimista e afetuoso, o Nayme carrega em sua essência as raízes da matriarca que lhe dá nome: Vó Nayme, fonte de inspiração para receitas cheias de memória, afeto e tradição libanesa.
A proposta da casa é justamente essa: cozinhar com a alma, como se faz em família, sem pressa, com cuidado e generosidade. Com uma gastronomia rica em especiarias, texturas e temperos vindos diretamente do Líbano, o Nayme também é a cara do inverno. Um lugar perfeito para se aquecer, com pratos que alimentam o corpo e o coração.

O destaque fica por conta da Mezze Shorba, uma degustação de sopas inspiradas nas vilas libanesas, servidas em sequência. O cliente pode escolher três entre as seis opções do cardápio.

Sopas Festival de Inverno. (Foto: maiara Kolb)

Conheça cada uma delas:

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Pizza: onde celebrar a data em Curitiba

Broummana

Esta sopa alia simplicidade e sofisticação. Tomates maduros assados lentamente são transformados em um creme leve, finalizado com o frescor de um pesto à base de hortelã, criando camadas de sabor.

Faraya

A sopa de batata com alho assado e zaatar traz uma combinação clássica e ao mesmo tempo ousada: a suavidade da batata encontra o sabor profundo do alho lentamente assado e o frescor cítrico do zaatar. Finalizada com Uma colherada de coalhada artesanal temperada com zattar, é uma opção rica e elegante para os dias frios.

Shakrieh com fraldinha e coalhada

Coalhada quente artesanal com fraldinha desfiada, toque de limão siciliano e hortelã fresca. Cremosa, intensa e reconfortante, é uma das versões mais robustas do menu. Por ser uma sopa de origem sirio-libanesa a base de coalhada cozida, exige precisão e paciência. Nesta versão, é preparada com fraldinha cozida lentamente, resultando em uma textura aveludada e sabor marcante.

Shakrieh com fraldinha e coalhada. (Foto: Maiara Kolb)

Sopa Alley

Para os paladares mais tradicionais, essa sopa conta com um elemento especial. Combinamos a cremosidade da lentilha coral com o sabor marcante do pinhão, ingrediente querido pelos paranaenses. Uma receita que aquece e conquista.

Barouk

Inspirada nos caldos libaneses servidos em dias frios, é a clássica canja árabe. No lugar do arroz, usamos o trigo bulgur. Finalizada com limão, desperta o paladar, equilibrando rusticidade e frescor em perfeita harmonia.

Bcharre

Bcharre: Esta sopa é um clássico reconfortante, onde lentilhas e carne bovina se fundem em um caldo temperado com a combinação de especiarias secretas da Vó Nayme. Finalizada com coalhada fresca, sumac e um toque delicado de limão siciliano, revela profundidade de sabor e frescor cítrico numa mesma colherada.

Fassoulie

Feijão branco, cordeiro e legumes cozinham lentamente para concentrar seus sabores antes de se transformarem em um caldo delicado e nutritivo. O sumac e o limão trazem acidez vibrante, enquanto o toque de especiarias adiciona calor e profundidade. Uma opção refinada e de sabor intenso.

Além do Mezze Shorba, o Menu de Inverno também inclui outras opções tradicionais do Nayme, como o combinado de entradas (quibe cru, hommus, coalhada, babaghanouj e pão árabe) e Chick Barak ( massa artesanal recheada, servida com coalhada quente cremosa e finalizada com alho, hortelã e tâmaras. Disponível em quatro versões: Carne, Abóbora com especiarias, Queijo e espinafre e Cordeiro).

Deixe um comentário