Pizza e vinho: harmonizações infalíveis para celebrar o Dia Mundial da Pizza
A combinação de pizza e vinho pode parecer inusitada para alguns, mas é, na verdade, uma parceria clássica e cheia de possibilidades. Assim como os diversos estilos de pizza agradam os mais variados paladares, os vinhos também oferecem uma ampla gama de aromas, sabores e estruturas capazes de elevar ainda mais a experiência gastronômica. Quando bem escolhida, a taça certa pode ressaltar ingredientes, equilibrar texturas e transformar uma simples refeição em um momento especial.
Por isso, com o Dia Mundial da Pizza sendo comemorado nesta quinta-feira (10), convidamos a nossa colunista de vinosophie, Elis Cabanilhas, para dar dicas de como harmonizar e combinar esses sabores.
Marguerita
Pizzas com ervas aromáticas como manjericão pedem vinhos com aromas de ervas, como Sauvignon Blanc ou Grüner Veltliner. Fã de tinto? Aposte num vinho tinto leve, como um Pinot Noir, que complementa a suavidade da mozzarella e o frescor do manjericão.
Portuguesa
Tintos de médio corpo e boa acidez acompanham perfeitamente coberturas de média intensidade e ingredientes mais gordurosos, como presunto cru e ovos. Tintos italianos do Piemonte, elaborados com Nebbiolo e Bonarda, vão muito bem.
LEIA TAMBÉM: Dia Mundial do Chocolate: como combinações com vinho podem surpreender o paladar
Muçarela
Pizzas de queijo como Muçarela ou Napolitana vão muito bem com brancos mais encorpados, como Chardonnay ou brancos portugueses do Alentejo.
Atum
Pizzas de Atum, Lombo Canadense ou Peito de Peru harmonizam com vinhos rosés.
Rúcula e tomate seco
Pizzas leves com folhas frescas e vegetais, como Rúcula e tomate seco ou Caprese, pedem vinhos leves e com boa acidez, como Pinot Grigio e Alvarinho.
Quatro queijos
Pizzas de quatro ou cinco queijos são mais pesadas e harmonizam com vinhos com mais corpo, como Malbec ou Primitivo. Mas, se você é fã dos brancos, um Chardonnay com passagem em madeira ou um blend de brancas da Rioja são uma ótima pedida.
Calabresa
Pizzas com calabresa vão bem com vinhos mais encorpados e com personalidade, como um Cabernet Sauvignon ou Syrah. Para os apreciadores de Malbec, este vinho também vai muito bem: seus taninos firmes e sabor frutado harmonizam com o sabor robusto da pizza.
Agora, se você quer aquela dica especial para não errar: aposte num bom Chianti! Esse vinho tradicional italiano é um curinga que acompanha muito bem todos os sabores de pizza.
Quer mergulhar ainda mais fundo nesse universo de sabores e descobertas sobre vinhos? Então não perca a oportunidade de participar do CWB Wine Festival, que acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto no Pátio Batel, em Curitiba. Uma verdadeira celebração do vinho com rótulos internacionais, experiências sensoriais e degustações imperdíveis.
