ESTILO GASTRONOMIA

Dia Mundial do Chocolate: como combinações com vinho podem surpreender o paladar

Trufas, bombons e barras especiais unem a intensidade do cacau à sofisticação de vinhos licorosos, rosés e fortificados

Neste Dia Mundial do Chocolate, celebrado em 7 de julho, que tal explorar combinações que fogem do óbvio? A clássica dupla chocolate e vinho pode ir muito além da tradicional harmonização: agora, a bebida também aparece incorporada diretamente na receita do doce.

Marcas artesanais e chocolaterias especializadas investem em criar sabores sofisticados e surpreendentes, misturando o cacau de alta qualidade a vinhos fortificados, rosés ou licorosos. O resultado são bombons, barras e trufas capazes de realçar aromas, equilibrar notas adocicadas e oferecer uma experiência única — perfeita para quem quer celebrar a data com um toque extra de elegância. Por isso, separamos alguns chocolates, de vários lugares do mundo, que têm vinho na sua composição.

LEIA TAMBÉM: 5 destinos ao redor do mundo para quem ama chocolate

Bombom Trufado Vinho do Porto Kopenhagen

Entre as opções mais conhecidas estão as trufas recheadas com redução de vinho do Porto. O sabor encorpado e adocicado do vinho fortificado se equilibra com a intensidade do chocolate amargo, criando uma explosão de aromas.

Bombom Trufado Vinho do Porto Kopenhagen. (Foto: divulgação)

 

Rosé Wine Compartes Chocolate

O vinho também pode participar da infusão de chocolates gourmet. Barras como a Compartes Rosé Chocolate Bar, por exemplo, combinam chocolate ao leite ou branco com vinho rosé e pétalas de rosa cristalizadas, trazendo uma pegada delicada, floral e elegante, perfeita para quem quer fugir do óbvio.

Rosé Wine Compartes Chocolate. (Foto: divulgação)

Chocolate amargo belga com redução de Malbec Rosé La Goulue

Uma das marcas que investem nessa combinação é a La Goulue, que une a tradição belga em chocolates ao talento argentino para os vinhos. A marca criou a linha New Wine Filled Bars, uma coleção com seis opções para quem quer explorar diferentes experiências de sabor. Cada barra é feita com chocolate belga — ao leite ou meio amargo — recheado com redução de vinhos icônicos da América do Sul. Entre os sabores, estão os recheios de Malbec, Malbec Rosé, Cabernet Sauvignon ou Torrontés. 

Chocolate amargo belga com redução de Malbec Rosé La Goulue. (Foto: divulgação)

Dark Chocolate with Cabernet Sauvignon, da Raaka Chocolate

Outra opção que chama atenção é o chocolate 68% Dark Chocolate with Cabernet Sauvignon, da Raaka Chocolate. Famosa por trabalhar com cacau não torrado e rastreável, a marca valoriza o sabor puro do grão em cada mordida. Nesse caso, o vinho Cabernet Sauvignon se incorpora ao amargor elegante do chocolate, resultando em uma barra intensa, com notas frutadas e taninos sutis que lembram uma taça do clássico tinto.

Dark Chocolate with Cabernet Sauvignon, da Raaka Chocolate. (Foto: divulgação)

Vintner’s Blend, da Wine Country Chocolates

Para quem prefere as tradicionais trufas, a Wine Country Chocolates, localizada em Sonoma, na Califórnia, aposta em sua Vintner’s Blend: uma caixa especial com doze trufas que levam diferentes vinhos em sua composição. Entre elas, sabores com Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Vinho do Porto e até Champagne, todos combinados com recheios cremosos preparados com manteiga e creme fresco — uma experiência gourmet que harmoniza perfeitamente com uma taça da bebida correspondente.

Vintner’s Blend, da Wine Country Chocolates. (Foto: divulgação)

Quer mergulhar ainda mais fundo nesse universo de sabores e descobertas sobre vinhos? Então não perca a oportunidade de participar do CWB Wine Festival, que acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto no Pátio Batel, em Curitiba. Uma verdadeira celebração do vinho com rótulos internacionais, experiências sensoriais e degustações imperdíveis.

Garanta o seu ingresso!

*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.

Deixe um comentário