Os encantos do enoturismo da Serra Gaúcha
A serra gaúcha é um encanto! O cenário bucólico garante uma opção inesquecível de enoturismo, tanto no verão como no inverno. Vinícolas muito preparadas para o bem receber e hotelaria de alto nível colocam esse destino como um dos mais procurados no enoturismo brasileiro.
Quando falamos em vinhos da Serra Gaúcha, em um primeiro momento, Bento Gonçalves, com o conhecido Vale dos Vinhedos, vem à lembrança, mas as regiões vinícolas da região vão muito além, com estilos e propostas de vinhos bem diferentes. Abrir os horizontes para conhecer regiões menos famosas, como Pinto de Bandeira, Garibaldi, Flores da Cunha e Farroupilha pode ser um turismo para lá de interessante.
Bento Gonçalves é a região vinícola mais conhecida do país. Se for a primeira vez na região, é parada obrigatória. É lá que estão vinícolas renomadas, como a Salton, Miolo e Casa Valduga, que
tem o maior complexo de turismo do Vale com vinícola, o restaurante Maria Valduga, um wine bar e pousada. Inclusive, um dos passeios imperdíveis para os amantes dos vinhos é a visita à Miolo, uma das pioneiras no enoturismo no Vale dos Vinhedos. Depois de visitar a cave, a parada obrigatória é o wine garden da vinícola, uma mistura de wine bar, parque, com drinks e vinhos, comidinhas para compartilhar, piqueniques e almoços ao ar livre e pet friendly.

LEIA TAMBÉM: Curitiba recebe primeira edição da Adega Brasil Expo Wine
Para quem não abre mão de vivenciar uma experiência em hospedagem, o hotel Spa do Vinho é uma referência internacional em hotelaria e está localizado em frente à Miolo. Aquele restaurante
delicioso e lindamente instagramável tem também no Vale dos Vinhedos: o Mamma Gema Trattoria é divino.
Para quem busca uma opção de hospedagem com um custo-benefício especial e de fácil acesso a todas as regiões produtoras, a minha dica é o recém-inaugurado Boulevard Convention. Ele está localizado na rodovia que dá acesso às demais regiões. Garibaldi é conhecida como a “capital brasileira do espumante”, oferecendo diversas vinícolas que produzem espumantes premiados. A degustação de chocolates da região – lembra que os chocolates da Serra Gaúcha são tão famosos quanto os vinhos? –, com os vinhos e espumantes da Courmayeur Domaine, é simplesmente dos deuses, uma experiência de harmonização.
Em Flores da Cunha, o destaque está na bela paisagem, com extensos vinhedos, daqueles cenários que encantam, sendo um dos destinos mais populares para o enoturismo, seja para um piquenique em meio aos vinhedos ou um passeio de barco no lago da mística vinícola Madre Terra.

Já em Pinto Bandeira, estão os espumantes mais premiados do Brasil e do mundo. É lá que está localizada a primeira Indicação de Procedência (IP) de espumantes do Hemisfério Sul. As borbulhas premiadas da Cave Geisse nascem dessa região, assim como um dos destinos mais indicados da Serra Gaúcha, a linda vinícola Don Giovanni.
A Don Giovanni é a pedida perfeita para quem busca o turismo relaxante. Além de vinícola, é também uma pousada de oito quartos em um casarão construído em 1930 – além de uma cabana, para quem quer um pouco mais de privacidade. Mas, para quem busca algo diferente, na minha viagem recente à região, encantei-me com os vinhos incríveis da vinícola boutique La Grande Bellezza, de uma qualidade ímpar, com vinhos autorais que fogem dos tradicionais da região. Para visitar a vinícola, é necessária uma reserva prévia, mas eu garanto que será umas das maiores surpresas da viagem.
Farroupilha também oferece experiências únicas de enoturismo, como a Casa Perini e a moderna Luiz Argenta. A Casa Perini é um ícone da cidade, que é considerada a capital do Moscatel. Se você torce o nariz para o espumante Moscatel, precisa abrir uma exceção: o espumante Moscatel deles é premiado, considerado o melhor do mundo. Para quem busca uma experiência diferente, o Bike Tour Experience é imperdível. Nesse tour, você pode pedalar entre os vinhedos, com direito a uma parada estratégica com uma cesta de piquenique e muitas borbulhas.
Não tem como não se encantar. Precisamos valorizar e prestigiar o que temos de tão especial. E os nossos vinhos e o nosso enoturismo são de deixar qualquer um deslumbrado.
*Matéria originalmente publicada na edição #302 da TOPVIEW