CAIXA Cultural Curitiba traz programação especial para as férias
A CAIXA Cultural Curitiba através do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, prepararam uma programação especial para o mês de julho, período de férias escolares. Com atividades voltadas para crianças, jovens e adultos, a agenda oferece experiências culturais, oficinas artísticas e ações educativas que estimulam a criatividade, o convívio familiar e o contato com diferentes linguagens.
Um dos destaques do mês é a série Circo Cultural. A cada semana, uma nova modalidade circense é apresentada ao público infantil e suas famílias, promovendo diversão e aprendizado coletivo. A programação inclui:
- Oficina de Malabares – 5 de julho, das 10h às 12h, com Anderson Arcanjo, que explora ritmo, coordenação e persistência;
- Oficina de Acrobacias de Solo – 12 de julho, das 14h30 às 16h30, com Matheus Paz e Mayara Nogueira, incentivando a confiança corporal individual e em grupo;
- Oficina de Bambolês – 19 de julho, das 14h30 às 16h30, com Mayara Nogueira, promovendo expressão corporal e desenvoltura cênica;
- Oficina de Palhaçaria – 26 de julho, das 14h30 às 16h30, com Carol Scabora, que trabalha empatia e sensibilidade por meio da figura do palhaço.
Além das atividades circenses, a programação contempla oficinas para públicos diversos. No dia 5 de julho, das 14h às 18h, acontece a oficina Litografia: procedimentos alternativos, que apresenta técnicas acessíveis de impressão artística, utilizando desde a relação entre água e gordura para impressão, até métodos contemporâneos. Nesse procedimento, a tradicional pedra calcária é substituída por materiais como folhas ou placas de alumínio, com o uso de refrigerante de cola, para fixação da imagem.
LEIA TAMBÉM: As estreias mais aguardadas do segundo semestre de 2025
Já no dia 6 de julho, das 15h às 18h, a oficina Percussão com Guiss Guiss Bou Bess, em parceria com a Aliança Francesa de Curitiba, que celebra seus 80 anos em 2025, oferecendo uma imersão na música tradicional senegalesa, com tradução simultânea do francês. A iniciativa visa aproximar o público das conexões entre culturas afrodescendentes do Brasil e da África por meio da música e da troca artística.
A oficina Ímãs de Geladeira: Fragmentos do Cotidiano será realizada em dois encontros, nos dias 9 e 16 de julho, propondo a criação de objetos afetivos inspirados na brasilidade.
Nos dias 10 e 11 de julho, a oficina Máscaras no teatro: da confecção ao palco convida o público a explorar o teatro de máscaras, da criação à performance. Os participantes irão confeccionar suas próprias máscaras e levá-las ao palco, explorando exercícios de expressão corporal, jogos cênicos e práticas de criação.
No sábado, 12 de julho, das 10h às 13h, o Ateliê Aberto de Tapeçaria oferece uma abordagem artística da técnica têxtil. No dia 13 de julho, das 14h30 às 16h30, a oficina Tecelagem para Crianças propõe uma introdução lúdica ao universo dos fios e texturas.
Em 2025, a CAIXA Cultural também contempla as férias acadêmicas com uma programação inspirada no projeto Mattricaria, da artista Maibe Maroccolo, que investiga o uso de plantas tintoriais brasileiras. Nos dias 19 e 20 de julho, o Ateliê Aberto oferece uma imersão em práticas sustentáveis de extração de pigmentos naturais. No dia 19, das 15h às 17h, a Oficina de Aquarela Botânica ensina a preparar tintas naturais e explorar variações de cor. No dia 20, das 14h às 16h, a Oficina de Pintura com Tintas Naturais convida as crianças a criar com elementos da natureza, promovendo consciência ambiental e criatividade.
Fechando a programação mensal, nos dias 26 e 27 de julho, uma série de atividades com a artista e ativista indígena Moara Tupinambá convida o público a refletir sobre identidade, ancestralidade e vivências indígenas por meio da arte.
No dia 26, o público participa do Ateliê Aberto das 10h às 13h e 15h às 18h, com criação coletiva em colagem e fotomontagem.
No dia 27, a Oficina de Letramentos Indígenas das 10h às 13h propõe reflexões sobre linguagem e identidade, enquanto a Oficina de Colagem e Identidade das 14h30 às 16h30, voltada ao público infantil e famílias, aborda palavras de origem indígena de forma lúdica e simbólica.
Programação Cultural do mês de julho
- Exposição em cartaz: Sonho do sonho do sonho, de André Mendes (térreo) – até 03 de agosto; visita guiada com o artista no dia 05 de julho (11h) e bate-papo no dia 08 de julho (19h); Oficina no dia 29 de julho
- Oficina Produção Cultural – Ideias em ação – 02 de julho, 19h
- Oficina Arte, Saúde Mental e Reticências – 03 de julho, 19h30
- Projeto Duos Suspensos com André Mehmari e Rafael Cesário – 08 de julho e Leonardo Gorosito e Lilian Nakahodo – 29 de julho
- Exposição “Da paisagem à memória em silêncio grita”, de Yara Martins – abertura em 12 de julho (Mezanino)
- Teatro infantil “Bertoldo” – 10 a 20 de julho
- Exposição “Solfejo”, de Felippe Moraes – abertura em 15 de julho (2º andar)
- Ciclo Imersivo de Oficinas: Palhaçaria e Produção – 23, 24, 30 e 31 de julho (projeto continua em agosto)
- Show “Soul Lee – Paula Lima canta Rita Lee” – 24 a 27 de julho
- Show com Amaro Freitas e Zé Manoel – 30 de julho a 02 de agosto
Serviço
Endereço: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
Mais informações e programação completa: Site | @caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155