Design com identidade: marcas brasileiras que apostam em moda autoral
A moda brasileira vive um momento de efervescência criativa, com marcas autorais que desafiam os padrões tradicionais e criam peças que são verdadeiras obras de arte. Marcas que apostam em um DNA único colocam o Brasil no radar do design de vanguarda. A inovação entra seja com materiais inusitados, de uma alfaiataria ousada ou da ressignificação dos corpos e gêneros.
Mondepars
Fundada por Sasha Meneghel em 2024, a Mondepars rapidamente se firmou como uma marca autoral que une alfaiataria refinada a inspirações do mobiliário modernista brasileiro. Na coleção de inverno 2025, apresentada no Theatro Municipal de São Paulo, o destaque ficou para os corsets com estrutura de madeira, peças que flertam com a arquitetura, combinando curvas orgânicas, cortes precisos e uma sensualidade elegante. O uso de materiais como lã, couro trançado e acabamentos a laser reforçam o compromisso com a sofisticação. A paleta terrosa e os volumes marcados consolidam uma estética forte e autoral.
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Artemisi
Criada em 2019 pela capixaba Mayari Jubini, a Artemisi é um verdadeiro laboratório de inovação. A marca ficou conhecida por unir tecnologia (como impressão 3D e uso de resina) ao trabalho artesanal, em peças com volumes cinéticos e superfícies tridimensionais. A coleção “Into the High” é o melhor exemplo dessa fusão, com looks que levam mais de 50 mil cristais aplicados manualmente. Reconhecida globalmente, a Artemisi já vestiu nomes como Katy Perry, Demi Lovato e Usher. Um dos destaques é o top impresso em 3D usado por Katy Perry na divulgação de seu novo álbum.
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Alessa Pelissari
A estilista curitibana Alessa Pelissari começou sua marca em 2022, criando vestidos de festa com estética orgânica e design exclusivo. O que começou como uma busca pessoal evoluiu para uma marca em crescimento constante, atendendo online todo o Brasil com peças sob medida e conceito autoral. Com tecidos sofisticados e cortes que fogem do convencional, os looks de Alessa conquistaram um público que busca autenticidade e personalidade nas ocasiões especiais. Suas criações se destacam pela fluidez das formas e por um olhar apurado para a silhueta feminina, sem abrir mão do conforto.
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Dendezeiro
Fundada em Salvador em 2018, por Hisan Silva e Pedro Batalha, a Dendezeiro vai muito além da roupa: é um movimento cultural. A marca baiana constrói sua identidade a partir de valores como diversidade, inclusão, pluralidade e representatividade. Suas peças são agênero e moldadas por uma modelagem inteligente, que respeita a infinidade de corpos fora dos padrões da indústria. Com forte conexão com a cultura nordestina e baiana, a Dendezeiro cria roupas que desafiam as estruturas da moda tradicional, tudo isso com muita autenticidade e força visual. Destaque para uma pelerine de folha de bananeira da coleção “Brasiliano 2: A Puxada para o Norte”.
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EIKO
A EIKO nasceu como uma resposta estética e filosófica aos padrões tradicionais da moda. Com forte influência da cultura oriental, a marca propõe uma moda agênero que valoriza a pessoa por trás da roupa e não a normatividade das silhuetas. Suas peças autorais exploram modelagens assimétricas e proporções inesperadas, desafiando o conceito de beleza convencional e celebrando a individualidade. Em vez de acompanhar o corpo, a roupa da EIKO propõe novas formas e volumes, tornando-se uma extensão da expressão pessoal de quem a veste. É uma marca para quem enxerga a moda como arte viva e absolutamente contemporânea.
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*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.