CAIXA Cultural de Curitiba abre exposição de pinturas e esculturas de André Mendes
A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 24 de junho a 3 de agosto de 2025, a exposição individual Sonho do sonho do sonho, do artista visual André Mendes. Com curadoria de Isadora Mattiolli, a mostra apresenta um conjunto de obras que se moldam a partir da interação entre memória, realidade, sonho e imaginação, pontos centrais da pesquisa mais recente do artista.
Utilizando em suas pinturas o marcante bastão a óleo, ele destaca a fusão das camadas, tanto materiais quanto conceituais, sugerindo uma nova perspectiva sobre a percepção do tempo, da consciência e da materialidade do afeto como um efeito mútuo.
LEIA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer recebe filmes do Olhar de Cinema pela primeira vez
“O encadeamento de sonhos sugerido no título da exposição remete à evocação do onírico nas pinturas e esculturas de Mendes, que se caracterizam por uma forte exploração do desenho como base para delinear as figuras e seres que habitam os espaços imaginados pelo artista. Esses espaços sugerem a coexistência de múltiplas realidades numa mesma imagem, transmitindo visualmente diversas camadas do inconsciente, que jamais se revelam por completo”, comenta a curadora.
Comprometido com a ampliação do acesso à arte, o artista incorpora à exposição esculturas táteis, permitindo que as obras possam ser “vistas com as mãos”. A proposta é expandir a experiência sensorial do público e reforçar a importância da inclusão nos espaços expositivos.
Serviço
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
Abertura: 24 de junho de 2025, às 19h
Visitação: 25 de junho a 3 de agosto de 2025
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba
(41) 4501-8722