CULTURA ARTES

CAIXA Cultural Curitiba celebra centenário de Dalton Trevisan com programação especial

Semana Dalton 100 oferece atividades gratuitas com oficinas, palestras, bate-papos e exibição de acervo inédito do escritor

A CAIXA Cultural Curitiba realiza, entre os dias 11 e 15 de junho, a Semana Dalton 100, com uma programação especial em homenagem ao centenário de nascimento do escritor curitibano Dalton Trevisan. Conhecido como o “vampiro de Curitiba”, o autor é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea e completaria 100 anos no dia 14 de junho.

Durante cinco dias, o público poderá participar de leituras dramáticas, palestras, bate-papos, oficinas e exibições exclusivas de documentos raros. Todas as atividades são gratuitas e buscam aproximar leitores novos e antigos da trajetória e da produção literária do notório recluso Trevisan, marcada pelo estilo conciso e personagens urbanos.

A programação começa na quarta-feira (11), com a leitura comentada Trevisan em contos: textos escolhidos, que propõe uma imersão sensível em suas narrativas curtas, com o apoio de recursos cênicos e visuais.

LEIA TAMBÉM: Simões de Assis apresenta solo de Gonçalo Ivo na ArPa 2025

Na quinta-feira (12), o biógrafo Christian Schwartz apresenta a palestra Uma biografia, compartilhando os bastidores da primeira biografia autorizada de Trevisan, fruto de uma extensa investigação iniciada em 2023 com acesso a cartas, diários e arquivos inéditos do autor.

No mesmo dia, uma amostra da mostra Dalton Trevisan — Espião de Almas, prevista para o segundo semestre na CAIXA Cultural Curitiba, será exposta no foyer do espaço. A exposição citada trará itens do acervo pessoal do autor, como diários, prêmios, correspondências, manuscritos, entre outros.

Na sexta-feira (13), acontece o bate-papo Na sala de edição e montagem do contista, que discute o processo criativo do autor com exibição de trechos de seus filmes favoritos e mesa redonda com o cineasta Estevan Silveira, o editor Thiago Tizzot, e a diretora teatral Nena Inoue, sob mediação de Fabiana Faversani.

No fim de semana (14 e 15), será oferecida a oficina Cadernos Artesanais, conduzida por Fernando Ribeiro. A atividade propõe a criação de pequenas edições artesanais inspiradas nos famosos “caderninhos” distribuídos por Dalton entre amigos próximos.

Dalton preferiu o silêncio, recusou entrevistas, homenagens, aparições oficiais para “nada dizer fora dos contos”. Sua escuta atenta para a crueldade e lirismo do mundo fez com que, aparentemente isolado, compusesse sua obra contundente. A mesa Dentro e Fora de Cena acontece no sábado (14) e terá mediação de Fabiana Faversani, além de uma performance artística do ator Pedro Inoue. A mesa também convida ao debate o jornalista Irinêo Baptista Netto, o pesquisador Luiz Claudio Soares de Oliviera e o também jornalista Rogério Galindo.

Fechando a programação, no domingo (15), será exibido, pela primeira vez em Curitiba, um documentário produzido pelo Instituto Moreira Salles (IMS) sobre o acervo doado por Dalton Trevisan ao Instituto. A exibição terá a participação em vídeo da ensaísta Elvia Bezerra, que trabalhou por décadas no IMS organizando, entre outras obras, as correspondências entre os amigos Otto Lara Resende e Dalton Trevisan. Na sequência, Fabiana Faversani convida para debater os desdobramentos da obra de Trevisan e o futuro de sua literatura a pesquisadora Sandra Stroparo, o escritor Caetano Galindo e o editor André Conti.

Serviço

Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Quando: De 11 a 15 de junho de 2025
Ingressos: Gratuitos – Distribuição de senhas a partir de 30 minutos antes de cada evento
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 125 lugares (2 reservados para cadeirantes)
Mais informações e programação completa: site CAIXA Cultural Curitiba | @caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155

Deixe um comentário