CULTURA ARTES

Exposição “Pequenos Abandonos” traz arte têxtil contemporânea ao Centro Histórico de Curitiba

A exposição destaca a conexão entre três artistas que se conectam através do têxtil como meio de expressão, cada um com seu estilo, visão e em um momento nas suas carreiras

O SFCO sedia desde esta quinta-feira (29) a exposição “Pequenos Abandonos”, reunindo obras inéditas dos artistas Chico Luis, Márcio Gonzales Dantas e Naty Fogaça. Com foco na arte têxtil, a mostra explora narrativas de transformação pessoal e criativa. A abertura, com entrada gratuita e música ao vivo, ocorre no dia 29 de maio, das 19h às 22h. A exposição segue até 29 de junho, aberta de terça a sábado, das 12h às 19h, também com entrada livre.

Chico Luis, premiado pela Pinacoteca de Luxemburgo (2019 e 2023), com peças expostas na PB Arts de São Paulo e em ascensão na cena artística curitibana, apresenta uma série de pinturas, marcadas por formas orgânicas e cores vibrantes, que refletem a diversidade de suas raízes brasileiras e a sua conexão com tecidos.

“Esta mostra é um divisor de águas, um reflexo do meu compromisso com a arte e experimentação como expressão de liberdade”, destaca Chico Luis.

LEIA TAMBÉM: Simões de Assis apresenta solo de Gonçalo Ivo na ArPa 2025

Márcio Gonzales Dantas, criador do Estúdio Yby, traz artes têxteis que resgatam saberes manuais ancestrais. Inspirado pela arte da cestaria, costura e crochê, suas obras transformam fios e cordas em formas orgânicas que dialogam com o meio ambiente e a sustentabilidade. Com participações em eventos como a DW – Semana de Design e a Casa Cor Paraná, Márcio reforça sua relevância no cenário nacional. “Entre traços, laços, cores e formas, crio e recrio mundos. Amante da simplicidade e da intensidade. Vivo com os pés no chão, mas o coração sempre nas estrelas. No equilíbrio entre a arte e o amor, acredito num espaço de criação compartilhado, onde se vive com coragem e afeto, como na união das tramas.”, disse Márcio Gonzales Dantas sobre o evento.

Chico Luis. (Foto: divulgação)

Naty Fogaça é designer de moda e atua com produção artística de eventos. Sua trajetória se destaca pela elaboração de ambientes sensoriais, composições visuais e soluções criativas que aproximam o público de experiências únicas. Nesta primeira exposição como artista visual, Naty apresenta uma série de instalações que traduzem sua transição da cenografia de eventos para a arte contemporânea, através de tecidos, texturas, volumes e elementos naturais, propondo uma continuidade entre o universo da criação efêmera e a arte, transformando memórias materiais em novas narrativas. “Depois de anos criando para o instante, entre cenografias e experiências, hoje experimento o tempo da pausa. Nesse movimento de transição, transformo o que vivi em matéria, e a matéria em memória — um gesto de escuta, de presença e de reconstrução do invisível.”, destaca Naty Fogaça sobre o momento.

“Pequenos Abandonos” oferece ao público uma oportunidade de conhecer a arte contemporânea curitibana em um espaço histórico, com uma proposta que une inovação, sustentabilidade e emoção. A abertura com jazz ao vivo promete atrair um público diverso, reforçando o papel do SFCO como ponto de encontro cultural na cidade. Durante o período da exposição, os artistas oferecerão oficinas interativas que complementam a temática da mostra, convidando o público a explorar diferentes técnicas e processos criativos em atividades práticas. As oficinas reforçam o caráter educativo e inclusivo do evento, aproximando a comunidade da produção artística local.

Serviço

Exposição: Pequenos Abandonos
Abertura: 29 de maio de 2025, das 19h às 22h (com jazz ao vivo)
Período: 29 de maio a 29 de junho de 2025
Horário de visitação: terça a sábado, das 12h às 19h
Local: SFCO – Rua São Francisco, 179, Centro Histórico, Curitiba
Entrada gratuita

Deixe um comentário