Mostra em São Paulo destaca iniciativas do Japão apresentadas na Exposição Mundial 2025
Realizadas desde 1851, as Exposições Mundiais têm como objetivo incentivar o intercâmbio internacional, permitindo que todos os países do mundo apresentem as suas culturas, tecnologias e tradições, sendo um dos maiores eventos globais dedicados aos desafios urgentes de cada época. A edição em Osaka, Kansai, acontece sob o tema “Projetando uma Sociedade Futura para as Nossas Vidas” e apresenta as iniciativas de mais de 160 países, regiões e órgãos internacionais, buscando enfrentar os diversos desafios mundiais, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs). Pensando em aproximar os brasileiros dessa experiência, a Japan House São Paulo traz a exposição inédita “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, de 3 de junho a 24 de agosto, reunindo algumas das iniciativas japonesas relacionadas à sustentabilidade e à cultura alimentar.
A exposição faz uma breve apresentação sobre o Pavilhão do Japão na Expo Osaka 2025. Sob o tema “Entre Vidas”, o público poderá conhecer sistemas que criam um ciclo com o uso de tecnologias de ponta do Japão que podem contribuir com a geração de energia de biogás usando resíduos alimentares gerados no próprio local da Expo. Este pavilhão evidencia que, para construir uma sociedade sustentável, as ações individuais são importantes.
LEIA TAMBÉM: A força da floresta: como uma cooperativa amazônica transforma vidas e preserva a biodiversidade
Yumeshima, onde esta edição está sendo sediada, é uma ilha artificial localizada no Mar Interior de Seto. Ao todo, a Expo Osaka 2025 ocupa 155 hectares, com uma área central de pavilhões circundada pelo “Grand Ring” (grande anel, em tradução livre), projeto arquitetônico criado pelo arquiteto mundialmente renomado Sou Fujimoto. O Grand Ring é uma estrutura de madeira em forma de aro de aproximadamente dois quilômetros de circunferência, que utiliza técnicas tradicionais japonesas e que, em março de 2025, foi registrado pelo Guinness World Records como a maior construção de madeira do mundo. A estrutura será um dos destaques da exposição na JHSP, já que o público poderá conferir seus detalhes por meio de uma maquete.
Outra parte importante são os Signature Pavilions (Pavilhões de Assinatura) que foram liderados por oito produtores japoneses. A JHSP evidencia o pavilhão “EARTH MART” e apresenta um recorte do seu conteúdo chamado “EARTH FOODS”. Dentre os ingredientes, produtos alimentícios, conhecimentos e tecnologias alimentares desenvolvidos pelo Japão, foi feita uma seleção de 25 itens que o país quer compartilhar com o mundo, tendo em vista a contribuição para melhorar o futuro da alimentação, seguindo 10 critérios como qualidade nutricional, disponibilidade e custo.
Na JHSP serão exibidas também as réplicas hiper-realistas (shokuhin sampuru), feitas em resina, desses alimentos. Esses modelos fazem parte da cultura japonesa e são comumente encontrados em restaurantes e mercados para ilustrar as iguarias comercializadas. Os itens são idênticos aos que estão sendo exibidos na Expo Osaka 2025.
“Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão” também integra o programa JHSP Acessível, oferecendo recursos táteis, audiodescrição e vídeo em libras para proporcionar acessibilidade a todos os visitantes. Exclusivamente para esta mostra, uma bancada reunirá versões de alguns dos alimentos secos exibidos na exposição, permitindo que o público possa sentir seus aromas e ter uma experiência de contato diferente.
Serviço
Quando: 3 de junho a 24 de agosto
Onde: Japan House São Paulo, Segundo Andar – Av. Paulista, 52 – São Paulo
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.