Simões de Assis apresenta solo de Gonçalo Ivo na ArPa 2025
A Simões de Assis participa da ArPa Feira de Arte 2025 com um projeto solo dedicado à obra de Gonçalo Ivo, artista reconhecido pela pesquisa cromática e sua pintura de minuciosa elaboração material e formal. O estande propõe uma costura entre diferentes séries e suportes do artista, revelando as dinâmicas internas de uma poética que se reinventa continuamente, com base na articulação entre cor, matéria e ritmo.
Considerado um dos mais exímios coloristas contemporâneos, Ivo desenvolve uma pintura marcada por interpenetrações cromáticas sutis, que criam movimentos expansivos e uma atmosfera de profunda alquimia visual. Em sua prática, o artista explora técnicas como aquarela, têmpera e óleo com rigor técnico e sensibilidade, transpondo essas linguagens também para suportes em madeira, nos quais os pigmentos flutuam sobre estruturas orgânicas, revelando paisagens interiores e vibrações abstratas.

A curadoria do projeto na ArPa destaca a potência neo-abstracionista de sua obra, como apontado por Jorge Guinle, e estabelece diálogos com mestres da cor como Josef Albers, numa busca por uma cosmogonia própria. A materialidade da pintura em Ivo se transforma em ritmo e cadência — um universo que se expande infinitamente.
LEIA TAMBÉM: Artista paranaense Viviane Rosa abre exposição Vestígios em galeria de São Paulo

Nascido no Rio de Janeiro em 1958, Gonçalo Ivo teve formação precoce no convívio com artistas como Lygia Clark, Iberê Camargo, Maria Leontina e Ione Saldanha, e com escritores como João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre e Álvaro Lins. Estudou com Aluísio Carvão no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e participou da emblemática mostra “Como vai você, Geração 80?”, sendo também o primeiro de sua geração a realizar uma individual no MAM Rio. Desde os anos 2000, vive entre Paris, Madri e a Serra de Teresópolis, e vem aprofundando sua pesquisa pictórica em contextos internacionais, como a Josef and Anni Albers Foundation (EUA). Sua obra está presente em instituições como a Pinacoteca de São Paulo, Museu Oscar Niemeyer, Museu Nacional de Belas Artes, MAR, Bibliothèque Nationale de France, entre muitas outras.
Serviço
Período: 28 de maio a 1º de junho de 2025
Onde: Mercado Livre Arena Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo/SP
Mais informações: www.simoesdeassis.com / arpa.art