À Dendezeiro, meu muito obrigada!
Hisan Silva e Pedro Batalha estão longe de me conhecer. Não sabem meu nome e, provavelmente, não se lembram do meu rosto. Nossos encontros são anuais, sempre no backstage, minutos antes de sua nova coleção cruzar a passarela. Desde sua estreia no maior evento de moda do Brasil, pude acompanhar todas as apresentações da marca no São Paulo Fashion Week.
LEIA TAMBÉM: À La Garçonne apresenta evolução de sua estética com alfaiataria precisa no SPFW N59
Para quem ainda não conhece, a Dendezeiro é uma marca bahiana fundada há cinco anos. Em suas roupas, os estilistas traduzem o Brasil e suas diversas culturas. Personalidade, qualidade e criatividade são algumas das características da marca. Porém, seu papel social também é muito importante. A Dendezeiro vai além da moda. A marca reafirma uma cultura brasileira plural, trazendo ícones e códigos culturais que envolvem gerações e regiões.
Mais uma vez, a Dendezeiro apresentou uma coleção emocionante. Desta vez, a marca trouxe um olhar para o Norte do país em “Brasiliano 2: A Puxada pro Norte”. “Somos dois criadores nordestinos olhando para o Norte. Então, a preparação disso foi com muito carinho e muito cuidado para poder comunicar e abraçar [o Norte] da melhor forma possível”, afirma Hisan Silva.

A coleção se destaca pelo uso de tons terrosos, peças de modelagem baggy e referências à pesca e à fauna regional, como o simbolismo dos peixes e uma blusa dedicada ao açaí sem xarope – uma tradição marcante no Norte do país.
A coleção também trouxe o uso de diversos materiais, aplicados de maneiras muito interessantes. Pinturas manuais, palhas, tapeçarias (marca registrada) e couro foram alguns desses materiais.

Como de costume, a Dendezeiro também trouxe figuras conhecidas para seu desfile. Liniker, Gaby Amarantos e Majur foram alguns nomes que desfilaram nesta noite. Gaby, inclusive, fechou a apresentação com um vestido maximalista feito de palha.
Mais uma vez, obrigada Dendezeiro – que sempre nos recebe tão bem – por todo o movimento que vocês fazem à moda brasileira. Até a próxima coleção!