Do Velho ao Novo Mundo: conheça regiões vinícolas que valem a pena visitar
Se você aprecia um bom vinho, já deve ter se perguntado qual é a melhor região vinícola do mundo. Pois eu vou te apresentar lugares imperdíveis mundo afora para degustar uma bela taça nos melhores cenários. Cruzando dados de aplicativos que analisam os vinhos mais bem avaliados com seu local de origem, é possível descobrir qual região abriga as melhores garrafas.
LEIA TAMBÉM: Entenda o que define um vinho vegano e conheça rótulos para degustar
Indiscutivelmente, o melhor lugar para se degustar vinhos especiais é a França. A região de Champagne, com suas borbulhas divinas e toda a sua contribuição para o universo do vinho, é uma parada obrigatória. O sul do país, hotspot de verão por conta de suas praias paradisíacas, também entra na lista. Os seus rosés elaborados na Côtes de Provence são o match perfeito na temporada de verão. O azul do mar com a delicada cor rosada do vinho. Uma mistura perfeita, não?
Ainda falando em França, a Borgonha não pode ser deixada de fora. Com seus vinhos considerados os melhores do mundo, merece uma menção honrosa. Assim como Bordeaux, com seus belíssimos chateaux e vinhos clássicos, e a Alsácia, no Nordeste, que entrega deliciosos brancos com a paisagem bucólica e florida na fronteira com a Alemanha.
Não podemos deixar de mencionar a Itália, com os encantadores cenários da Toscana, que harmonizam belíssimos ciprestes com vinhos de renome mundial. A Espanha também merece seu lugar ao sol. As regiões da Ribera del Duero, Rioja e Rías Baixas, na Galícia, reivindicam um lugar nos destinos de vinho.
Portugal entra na seleção com o enoturismo no Douro. Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, oferece um dos visuais mais incríveis do mundo. Por fim, a Grécia. Como não lembrar dos brancos crocantes e dos seus sunsets de tirar o fôlego?
No novo mundo
Os Estados Unidos também têm um lugar no pódio dos vinhos, já que Napa Valley, na Califórnia, é o terceiro melhor destino de férias para os amantes da bebida. A região abriga 400 vinícolas e é famosa por produzir excelentes Cabernets Sauvignon.
Na África do Sul, o Boschendal, no distrito de Cape Wineland, é um dos vinhedos mais belos do mundo. Localizada entre Franschhoek e Stellenbosch, Boshendal, que remonta a 1685, está entre as vinícolas mais antigas do país.
Do outro lado do mundo, está a Penfolds Magill Estate, no sopé de Adelaide, na Austrália. Esse é o lar do vinho mais premiado da Austrália e oferece aos visitantes a chance de provar uma variedade de produtos de suas uvas finamente cultivadas, que crescem lá desde 1844.
Consegui ajudar você a escolher o próximo destino para você fazer o seu brinde?
*Matéria originalmente publicada na edição #297 da TOPVIEW