ESTILO BEBIDAS

O futuro do vinho: tendências sustentáveis e saudáveis para brindar em 2025

Abrir a mente e se abrir para as novidades desse universo é a tendência para este novo ano

Um novo ano que chega sempre vem repleto de novas resoluções. Cuidar mais da saúde, praticarmais exercícios, aprender coisas novas, criar memórias inesquecíveis, fazer o bem.

As resoluções para um ano que se inicia também podem ser estendidas para o universo do vinho. Beber em menos quantidade, mas com mais qualidade. Permitir-se expandir suas experiências por novas regiões, novos estilos de vinhos, buscar o novo.

LEIA TAMBÉM: Vinícola brasileira chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

O consumo moderado de vinho sempre foi visto com bons olhos pela medicina. Sem excessos, associado a uma boa refeição e com hidratação constante, pode melhorar a qualidade de vida, ajudar a perder peso e fazer bem ao coração.

Uma nova tendência de vinhos mais puristas, com resgates de técnicas ancestrais de vinificação, menos maquiagem e um teor alcoólico bem mais baixo, vem ganhando adeptos no mundo do vinho. Algumas vinícolas já estão se antecipando a um novo perfil de consumidor, como a Geração Z, que vem mostrando uma diminuição no consumo de bebidas alcoólicas, produzindo vinhos zero álcool e low carb, ou, ainda, mirando um consumidor que busca um estilo mais saudável de vida, com vinhos de produção orgânica e biodinâmica.

Os mais conservadores podem acreditar que seja mais um modismo e que vai passar, mas é inevitável perceber que o mercado de consumo esteja sempre em evolução. Permitir-se viver essas novas tendências de estilos de vinhos pode ser muito interessante. Tendências que vão além do líquido em taça e chegam à sustentabilidade que abrange toda a produção, do início ao fim da cadeia produtiva, e chegando à sua distribuição, com garrafas mais leves ou feitas de papelão reciclado.

Os vinhos sustentáveis, que buscam devolver à natureza o que foi extraído para a produção e, também, os vinhos naturais, que entregam em uma garrafa toda a expressão do terroir de origem com nenhuma ou uma mínima adição de conservantes, também fazem parte dessa nova tendência de consumo.

Buscar o novo, abrir a mente e se permitir novas vivências no universo de Baco… acrescente essas resoluções na sua lista para o ano de 2025, porém, sem abrir mão de uma companhia incrível ao compartilhar uma taça. Essa é a experiência que nunca deve ser uma resolução, mas uma filosofia de vida!

*Para continuar lendo esta matéria gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.

*Matéria originalmente publicada na edição #296 da TOPVIEW

Deixe um comentário