SELF

Marca curitibana produtos voltados para a saúde sexual

A linha é composta por três lubrificantes e uma espuma de limpeza veganos, livres de parabenos, derivados de petróleo ou produtos potencialmente irritantes para a mucosa

Numa verdadeira revolução do mercado de produtos voltados ao bem-estar íntimo e sexual das mulheres, surgiu uma marca curitibana com uma abordagem mais clara e aberta com relação à sexualidade, que reflete perfeitamente o novo momento deste mercado. Criada pela empresária e médica ginecologista Camila Prestes, a Toda Joana, lançou no mercado nacional uma linha de produtos de cuidado íntimo que está ganhando o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Curitibano lança clube de assinatura de cannabis medicinal

Uma característica, já aprovada por dermatologistas e ginecologistas, é que os produtos trazem ativos que hidratam as mucosas íntimas. A marca foi lançada em 2022 e, desde então, com vendas no e-commerce, marketplaces, farmácias, supermercados, lojas de cosméticos e sex shops e já conquistou consumidores em todos os estados brasileiros.

Camila Prestes (Foto: divulgação)

Camila Prestes explica que além de seguro, o uso de lubrificantes como os produzidos pela Toda Joana, é benéfico e pode colaborar para a saúde da mulher que em algumas fases da vida podem apresentar uma redução na lubrificação vaginal.

“Isso pode acontecer com o uso de anticoncepcionais hormonais, nos períodos pós-parto, durante a amamentação, na menopausa e por fatores psicológicos”, explica. 

Qualidade de vida

Segundo ela, estes fatores podem colaboram para uma lubrificação insuficiente, gerando desconforto para as mulheres e uma consequente perda no interesse ou até mesmo medo de ter relações sexuais. “A ausência de lubrificação pode gerar dor, desconforto, fissuras e aumentar o risco de infecções urinárias ou sexualmente transmissíveis”, enfatiza a médica. Camila explica que o desconforto e a dor durante as relações diminuem drasticamente o desejo sexual e a qualidade de vida da mulher.
 
Saúde

O mercado de saúde e bem-estar sexual é muito mais do que a evolução dos negócios eróticos. Muitos dos produtos e serviços que surgem no setor são focados no prazer, na saúde e no cuidado íntimo da mulher. A grande diferença no que até pouco tempo era considerado erótico é que boa parte destes lançamentos é recomendado por médicos e tem como objetivo melhorar a saúde e a qualidade de vida de quem os utiliza.  
 
A médica comenta que avanço do setor também acompanha a maneira como as novas gerações lidam com a sexualidade. “Embora ainda haja vários preconceitos e tabus que envolvem o mercado e impedem um crescimento mais forte do segmento, percebemos uma forte tendência de mudança”, diz. 
 
Para Camila, a evolução inclui atender públicos de diferentes corpos e faixas etárias. A médica atua na clínica há 20 anos e boa parte de seu público era composto por jovens. “Hoje isso mudou bastante e um dos principais públicos da clínica ginecológica atualmente é a mulher madura, atenta à longevidade e às transições hormonais para se manter mais saudável e ativa sexualmente ao longo de toda a vida”, explica.  
 
“Este mercado começou a ganhar novas características em que vivenciar a sexualidade passou a ser observado pela perspectiva de bem-estar”, salienta. Isso porque este tipo de produto deixou de ser visto como algo que serve apenas para o prazer para tratar da saúde e do bem-estar de forma geral.

Deixe um comentário