DIY: aprenda a fazer um espaço multissensorial infantil
Um espaço onde as crianças podem aprender brincando, explorando diferentes texturas, sons e cores: esse é o conceito por trás das salas multissensoriais. O modelo já vem sendo muito usado para desenvolvimento de crianças neuro divergentes, mas agora ganha espaço também no ambiente escolar, como ferramenta pedagógica para o ensino infantil.
LEIA TAMBÉM: Hotel das Cataratas apresenta 4ª edição do Retiro da Lua
Ao explorar diferentes materiais e texturas, as crianças desenvolvem habilidades de resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico. As atividades também contribuem na interação social, na comunicação e na expressão de emoções. Além disso, brincando com diferentes materiais, os pequenos desenvolvem a coordenação motora fina e grossa. E, ao explorar diferentes sons e texturas, ampliam seu vocabulário e habilidades de comunicação.
A professora do Colégio Santo Anjo, Mônica Martins, reuniu algumas dicas para quem quer desenvolver um espaço assim em casa:
- Brinque com diferentes texturas. Aproveite tecidos, esponjas e outros materiais para explorar o tato. Você pode prendê-los na parede ou em uma cartolina;
- Use músicas ou instrumentos musicais durante as atividades;
- Saquinhos sensoriais preenchidos com tinta, gel de cabelo, óleo de bebê, bolinhas ou pedrinhas podem se transformar em brinquedos super divertidos;
- Garrafas plásticas vazias também podem virar um brinquedo. Experimente preencher com água e glitter, por exemplo;
- Almofadas e lugares para sentar e deitar são muito bem-vindos;
- Você pode usar plantas com flores coloridas e folhagens diferentes, e até temperos, para provocar o olfato.
Dica da Semana
O “Caminho Caiçara” se destaca por entrelaçar um percurso ciclístico de 163 quilômetros que liga São José dos Pinhais a Guaraqueçaba, apresentando não apenas as belíssimas paisagens naturais, mas também as narrativas que moldaram a identidade paranaense ao longo dos anos. É a partir desta rota ciclística que a escritora Marisol F. conta a história de como começou o Paraná, reunido em duas obras, o livro “Caminho Caiçara” e a versão infantil “Maria Fumaça”. O lançamento será no dia 1º de setembro, domingo, às 17h, no Museu Ferroviário, no Shopping Estação. O evento de lançamento contará com uma programação que incluirá um passeio ao Museu Ferroviário e a assistir ao filme no vagão sobre as belezas da Serra do Mar. E, é claro, a receber gratuitamente um livro autografado pela autora.