ESTILO

A gentileza urbana no mercado imobiliário

Estas iniciativas proporcionam às cidades e seus habitantes melhor qualidade de vida e integram à arquitetura em ações que tornam os ambientes mais convidativos

A gentileza urbana surgiu para repensar a forma de viver das pessoas, integrando a sociedade com os empreendimentos e buscando melhorias para as cidades. Foi cunhada na década de 80, atribuída a José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza desde os anos 50, quando ele fez inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização em  56 pilastras do Viaduto do Gasômetro no Rio de Janeiro.

Desde então o termo representa uma série de boas ações para contribuir com o bem-estar da comunidade sem pedir nada em troca. E ela pode se expressar em diversos formatos, dos mais simples cuidados às novas arquiteturas dos prédios que integram a natureza às suas fachadas e áreas.

Um exemplo desta gentileza urbana que integra a vizinhança são as calçadas com acessibilidade para portadores de deficiência e também idosos, pois facilitam o acesso no momento do passeio ou caminhada por elas, bem como bancos contemplativos, que servem tanto para os moradores do empreendimento quanto para os vizinhos, que podemos ver no novo empreendimento da Bidese construtora, o Edifício Beaumont, entregue em maio de 2021 aos moradores.

Com arquitetura assinada pelo escritório Sasis Arquitetura, interiores assinados pelo escritório Horta e Vello e paisagismo assinado por Alalou Paisagismo, o prédio integra suas áreas ao bairro em que faz parte, o Água Verde, em Curitiba/PR.

(Foto: @duofilmes)

A Bidese construtora traz sua tradição em construção de casas de alto padrão para o mercado de Curitiba/PR para agora desenvolver edifícios que representem a Vida e Arquitetura em Movimento, slogan usado pela construtora. Seu novo empreendimento, já em construção, é o edifício Guará, um refúgio urbano no bairro Ahú, cercado de artes e parques.

Projetado pelo escritório Architetonika Nomad, com paisagismo assinado por Alex Hanazaki, o prédio promete estender a natureza para dentro dos apartamentos, característica que também se destaca como gentileza urbana. Estar próximo da natureza como promete o edifício, criando verdadeiramente um recanto verde, traz benefícios a curto e longo prazos como a diminuição da temperatura no local, aumento da umidade do ar, diminuição da poluição sonora e até filtragem de gases tóxicos, contribuindo totalmente na melhoria de problemas respiratórios.

(Foto: @duofilmes)

Outras formas de gentileza urbana

Além das já citadas e exemplificadas pela Bidese Construtora, outras formas de gentileza urbana podem ser encontradas na manutenção de espaços públicos por empresas privadas, como escadarias, muros e praças, e, também, na criação de Pet Places para convívio das pessoas com seus animais.

Estas iniciativas proporcionam às cidades e seus habitantes melhor qualidade de vida e integram à arquitetura em ações que tornam os ambientes mais convidativos, sendo replicadas em todos os tamanhos de cidades, no presente e futuro já programado.

Deixe um comentário