ESTILO

Leilão beneficente de arte contemporânea arrecada recursos para Médicos Sem Fronteiras

Iniciativa de solidariedade é uma parceria do iArremate, Roteiro de Ateliês, Guia das Artes e 73 artistas independentes que doam 50% do valor do lance à organização humanitária

Já está no ar, no portal iArremate, o leilão de arte contemporânea que tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). As obras recebem lances online até o dia 1º de setembro. Além do próprio iArremate, a iniciativa de solidariedade ainda tem como parceiros o projeto Roteiro de Ateliês e o portal Guia das Artes, além da participação de 73 artistas. O catálogo conta com 152 obras que terão 50% do valor recebido pelos lances destinados ao trabalho de MSF.

MSF tem como propósito levar cuidados de saúde a pessoas afetadas por crises humanitárias, como conflitos armados, epidemias e catástrofes naturais. Vinicius Fernandes Villela, Diretor do iArremate fala sobre a importância do trabalho. “A organização tem realizado um trabalho essencial na linha de frente do combate à Covid-19, muitas vezes como única alternativa de atendimento médico durante a pandemia para populações com dificuldades no acesso à saúde por estarem em regiões mais vulneráveis ou violentas”.

Versão virtual do Roteiro de Ateliês

Desde 2018, o projeto Roteiro de Ateliês realiza o evento “Portas Abertas”, criando um roteiro por ateliês de artistas, em São Paulo. Este ano, devido às recomendações de isolamento social, o projeto não pode ser realizado. Contudo, como uma versão online e beneficente, os artistas foram convidados a participar desse apoio ao trabalho de MSF que, ao mesmo tempo, se tornou uma alternativa de continuar com o trabalho de divulgação da arte contemporânea independente.

“Nosso trabalho sempre buscou conectar as pessoas interessadas na arte contemporânea diretamente com o artista, com o objetivo de tornar a arte mais acessível e criar novos públicos. A ideia de ajudar MSF foi uma oportunidade de mantermos nossa tradição ao mesmo tempo em que damos nossa colaboração no combate ao coronavírus. Ficamos muito felizes quando os artistas também abraçaram essa causa”, conta Lia Nasser, do Roteiro de Ateliês.

Diversas linhas de pesquisa e técnicas variadas

O catálogo do leilão beneficente em prol de MSF conta com 152 lotes, nos quais são oferecidas pinturas, fotografias, colagens e esculturas em diversas técnicas e materiais. “Uma oportunidade importantíssima de beneficiar pacientes de MSF, além de apoiar a produção de arte contemporânea paulistana e em um período tão delicado para esse mercado como o que estamos vivendo”, diz Flor Pimentel do portal Guia das Artes.

Deixe um comentário