SELF

A fisioterapia pode ajudar no combate à ansiedade

Muitas técnicas utilizadas relaxam e promovem o bem estar pessoal

A ansiedade é conhecida por afetar milhares de brasileiros todos os dias, e este número só aumenta perante a pandemia vivida, fechamento dos comércios e isolamento social. Muitos buscam tratamento em remédios, o que pode levar ao vício. Por isso, entenda como a fisioterapia pode ser utilizada no combate a essa doença.

O acompanhamento de uma pessoa ansiosa deve ser multidisciplinar, e mesmo que alguns pensem que a fisioterapia não pode entrar nessa luta, a verdade é que esta possui múltiplos benefícios e pode ser utilizada. As massagens realizadas por um profissional desta área, promovem um bem estar mental e a diminuição do estresse, bem como, alívio dos músculos tensos o que pode prevenir possíveis dores.

Adriano Tiezerini, fisioterapeuta, apresenta, “Através das massagens, também é possível drenar o ácido lático, que fica nos músculos após uma atividade física, a qual também é utilizada no controle da ansiedade”.

Observa-se que 70% dos ansiosos que procuram um acompanhamento médico, apresentam queixas sobre insônia. Uma das técnicas utilizadas na fisioterapia para ajudar neste problema é a acupuntura, que é adequada para a situação de cada paciente e desenvolvida até que o mesmo crie uma rotina saudável de sono.

Outro problema enfrentado por quem sofre de ansiedade, é a oscilação do peso, muitas vezes os ansiosos podem descontar as frustrações comendo de mais, ou até não comendo nada. “A fisioterapia ajuda neste caso promovendo o movimento corporal, alguns exercícios como pilates são utilizados”, apresenta Adriano.

Sendo assim, a fisioterapia proporciona inúmeros benefícios a quem está se sentindo não só ansioso, mas também frustrado com o momento, e sobrecarregado com o dia a dia.

Adriano finaliza, “O acompanhamento de um profissional é de extrema importância neste momento, cuidar da saúde não só mental, mas também física, gera ótimos resultados”.

Deixe um comentário