SELF

Os 7 erros mais comuns dos restaurantes que fazem o cliente sair correndo

OnYou analisa avaliações de clientes ocultos e aponta deslizes que geram insatisfação e prejudicam a reputação dos estabelecimentos

Restaurantes, cafeterias, hamburguerias: o leque de opções não nega que comer fora de casa é um dos programas preferidos do brasileiro. Diante dessa variedade, é preciso entender quais erros dos restaurantes comprometem a imagem construída com tanto empenho.

A OnYou é uma das maiores empresas especializadas em monitoramento da experiência do cliente do país e referência em Cliente Oculto. Ela fez um ranking e revela os sete problemas mais frequentes. E o que pode fazer com que os clientes fujam de um estabelecimento. Entre os maiores inconvenientes, estão as condições do prato que chega à mesa e o atendimento recebido.

Os 7 erros mais frequentes nos restaurantes brasileiros

erros dos restaurantes

Com a metodologia aplicada em redes de fast food, restaurantes de gastronomia sofisticada, casual dinner e sorveterias, foram analisadas 6.641 avaliações. Sendo que 10% dos participantes não voltariam ao local por causa de falhas. “Quando a pessoa sai para comer, seja no almoço durante a semana ou jantar com a família nos dias de descanso, ela busca uma boa experiência. E erros têm como consequência a insatisfação.”, aponta José Worcman, sócio fundador da companhia.

A qualidade da comida é o ponto crucial de um restaurante. Tanto que aparência e temperatura do prato. E a falta ou excesso de tempero e o ponto de cozimento errado representam 37% dos problemas. Um sorriso receptivo, atenção, cordialidade, agilidade e apresentação pessoal também são muito valorizados. Tanto que o mau atendimento é responsável por 29% das inconsistências.

Comum em endereços badalados e até vistos como um charme, o tempo de espera para sentar à mesa. E a demora entre o pedido e a chegada do prato refletem 11% dos problemas. “A falta de comunicação entre a equipe de cozinha e os garçons pode, ainda, resultar em pratos e bebidas errados ou que são cobrados a mais. Esse tipo de descuido corresponde a 8%”, conta o executivo.

Leia também: O que é sucesso para você?

Barulho em excesso, temperatura irregular do ar-condicionado, mobílias malconservadas e ambiente escuro ou claro demais podem ser um desastre. Tudo isso de acordo com 6% das respostas. Em seguida, 5% apontam inconformidades na limpeza, tanto do salão quanto dos banheiros. Cardápios muito enxutos, com pouca variedade, podem fazer com que 4% não retornem.

Por meio de monitoramento constante, a OnYou proporciona às empresas conhecimento aprofundado da real experiência de seus clientes. Identificando possíveis pontos fracos para que possam elevar a qualidade dos serviços oferecidos, promover a fidelização e aumentar o volume de negócios.

Deixe um comentário