Tudo sobre Horse & Fit, uma nova e surpreendente modalidade fitness

Conheça a técnica que mistura ioga, ginástica funcional e pilates, praticados em cima de um cavalo

2099 0

Exercícios de ioga, ginástica funcional e pilates adaptados para a prática em cima de um cavalo em movimento. Esse é o conceito do Horse & Fit, método desenvolvido pela professora de educação física e instrutora de volteio na Sociedade Hípica Paulista, Carla Massenzi. A técnica foi criada há cinco anos, quando, ministrando aulas de volteio (ginástica artística sobre um cavalo), Carla percebeu que o público se interessava pelo esporte, mas tinha receio. “Acredito que pelo volteio ser muito focado em exercícios de ginástica artística, as pessoas olhavam de forma diferente. Então, comecei a adaptá-los para que pudessem abranger o maior número de praticantes e que eles usassem esses movimentos para melhorar a qualidade de vida”, explica. Até mesmo quem nunca teve contato com cavalos pode praticar o Horse & Fit, basta estar apto a fazer atividades físicas.

As aulas, individuais ou em dupla, duram aproximadamente 45 minutos e são divididas em quatro partes: aquecimento (como em uma aula convencional de ginástica) e aproximação do animal no solo; depois, os alunos aprendem os movimentos e executam os exercícios no “barril” (cavalo mecânico ou tambor estático). Na sequência, acontece a prática sobre o animal em movimento ou “passo” (que se assemelha ao nosso caminhar), utilizando o peso do próprio corpo ou acessórios (como bola de peso, elástico, caneleira e halter) para fazer os exercícios. E, por fim, há um momento destinado à descontração e ao relaxamento físico e mental, podendo ser realizado a galope.

Corpo e mente

Além de benefícios físicos – como a melhora na capacidade aeróbica e na coordenação motora e o aumento de força, flexibilidade e equilíbrio –, a atividade traz ganhos psicológicos. “A imponência e a altura do cavalo podem desenvolver coragem, autoconfiança, concentração e independência”, conta Carla, explicando que o animal recebe um treinamento especial para participar da atividade. “Sua docilidade e o contato com ele podem acarretar Divulgaç˜åo no desenvolvimento da tranquilidade, da capacidade social e de comunicação.”

Segundo a professora, o grande diferencial dos exercícios é a forma tridimensional com que o cavalo se movimenta e que possibilita a estimulação do sistema vascular e demanda uma adaptação constante do equilíbrio, potencializando o fortalecimento da musculatura.

Por enquanto, apenas Carla está apta a ministrar aulas (a partir de R$ 680 por mês, uma vez por semana), mas ela estuda a possibilidade de criar um curso para habilitar outros profissionais. “Seria muito gratificante ver o Horse & Fit crescendo e se tornando uma modalidade conhecida por todos”, afirma a professora.

*Matéria escrita por Bruna Quartarolli e publicada originalmente na edição 205 da revista TOPVIEW.

Neste Artigo


Converse com a Gente