SELF ESPORTE

Os exercícios físicos indicados para cada faixa etária

Para o médico da Kurotel não existe uma atividade específica, mas práticas mais adequadas para diferentes fases da vida. Descubra quais são

O Kurotel é um centro médico de longevidade e Spa e é reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Renato Kalil, médico do esporte do Spa, indica qual exercício deve ser realizado em cada faixa etária.

Crianças e pré-adolescentes: atividades lúdicas e cooperativas (brincar é fundamental), jogos coletivos, danças, entre outras. “Elas estimulam valências físicas diversas, como coordenação, equilíbrio, força, agilidade, velocidade, ritmo, assim como atividades aeróbias, de preferência ao ar livre”, recomenda o médico.

Adolescentes: a partir desse momento do crescimento e desenvolvimento, já é possível destacar a importância dos exercícios resistidos. “Aqui pode ser inserida a musculação, desde que se tenha o acompanhamento de um profissional de educação física, executando um treinamento específico para esta idade”, sugere. A indicação de atividades aeróbias continua adequada, bem como atividades programadas e supervisionadas no esporte.

Adultos: a realização de exercícios como pilates, musculação, treinamento funcional, crossfit, natação, corrida de rua, bike e yoga são algumas possibilidades para essa fase da vida. Independente do que você escolher, deve-se ter como pilar o fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana, de preferência, com personal periodizando os treinos. “Orientamos que seja realizado também o exercício aeróbio na rotina, acumulando pelo menos 150 minutos por semana”.

Idosos: para este grupo é possível afirmar que o exercício resistido é imprescindível. É ele que ajudará a readquirir a massa magra (massa muscular) perdida, o que se traduzirá em independência, autonomia e mais qualidade de vida. Musculação, pilates, funcional, além de caminhadas ao ar livre são algumas alternativas. A hidroginástica é um ótimo exercício com baixo risco de lesão, porém, não substitui o trabalho específico de força, uma vez que esta aumenta mais efetivamente a densidade óssea e massa muscular.

Deixe um comentário