SELF SAúDE

Artigo: como conviver melhor com a diabetes

A OneMarket, plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva, reuniu algumas dicas para manter uma rotina saudável

A diabetes é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Como não tem cura, é fundamental lidar com essa disfunção da melhor forma possível, sempre adotando medidas para o seu controle. É isso mesmo: por mais que muitas pessoas não acreditem, é possível conviver com a diabetes de uma forma mais leve. Tudo depende de adotar ou não um padrão de vida mais regrado e com certos cuidados.

Pensando em ajudar os diabéticos a manter uma rotina saudável – lembrando que uma adequada orientação médica é imprescindível, a OneMarket – plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva – reuniu 6 dicas. Confira!

1. Fracione as refeições

As refeições podem aumentar o índice glicêmico do seu corpo — um sintoma natural, já que alguns alimentos se transformam em glicose no momento de digestão. Por isso, o ideal é comer mais vezes por dia e em porções menores. Alimentando-se de forma moderada fica mais fácil evitar esse efeito colateral e não sofrer com os picos de glicose no sangue. Pode acreditar, essa é uma ótima saída!

2. Aposte nos alimentos certos

Como falado acima, alguns alimentos podem se transformar em glicose — e os carboidratos simples são um ótimo exemplo disso. Uma boa solução é trocá-los (assim como todos os alimentos com farinha branca) pelas opções integrais, pois essa é uma ótima alternativa para evitar excesso de glicose. Além disso, é fundamental evitar os açúcares refinados pois eles também podem trazer complicações. Investir em uma dieta com os alimentos certos para sua nutrição é uma opção bastante eficaz.

3. Beba muito líquido

A água deve fazer parte da vida de qualquer pessoa que queira conviver com a diabetes de uma maneira mais tranquila. Isso porque além de ajudar a te manter hidratado, ela auxilia a remoção do excesso de glicose do sangue, na medida em que ele acaba sendo eliminados pela urina. Uma atitude relativamente simples, mas que pode trazer resultados um tanto quanto significativos na qualidade de vida da pessoa com diabetes.

4. Movimente-se e adote algum exercício físico

O sedentarismo pode atrapalhar ainda mais a vida de quem tem diabetes. Por isso, a prática de exercícios deve ser seguida com frequência. Para que ela aconteça com segurança, é fundamental que o praticante esteja devidamente alimentado e hidratado para que a glicemia não baixe. Além disso, essa é uma ótima maneira de controlar o índice de colesterol, outro ponto que pode fazer com que você consiga conviver com a diabetes com mais facilidade.

5. Controle o consumo de bebida alcoólica

O consumo de álcool não é proibido, mas deve ser feito com prudência. Quem tem diabetes, por exemplo, não pode começar a beber estando com a barriga vazia, pois o consumo de bebida alcoólica pode levar à hipoglicemia. Quem já teve essa experiência, sabe que isso significa sentir tremores, fome, enjoo e irritação. Por isso, é bom comer sempre que for beber e ter uma atitude mais controlada nesse sentido.

6. Tenha uma boa noite de sono

As horas de sono são mais vitais para o funcionamento do nosso corpo do que muitos de nós imaginamos. No caso da diabetes não é diferente, já que o período de descanso regula os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Portanto, nada de passar a noite virado ou pensar que uma boa noite de sono não é importante. Muito pelo contrário: não abra mão desse cuidado com sua saúde!

Deixe um comentário