PROJECT & Go: marcas daqui em cartões-postais do mundo

Estrelas do nosso editorial, Laura Kubrusly, 23, e Henrique Schmeil, 22, levam (no talento e na coragem) a moda brasileira até os mais impactantes cenários internacionais

0

Acordar muito cedo, pegar a estrada, andar por uma trilha, buscar a locação perfeita, trocar de roupa, montar uma superprodução e fotografar – comer, somente quando dá tempo. Essa foi a rotina (nada glamourosa) dos curitibanos Laura Kubrusly e Henrique Schmeil durante o mês em que viajaram por México, EUA e Canadá para fotografar looks de 30 marcas brasileiras.

Os ensaios de moda fazem parte da primeira edição do Project & Go [veja nas páginas a seguir], criado pela dupla para gerar conteúdo diferente para as marcas, em paisagens distantes e inesperadas, com uma direção de arte exclusiva.

A ideia surgiu quando Laura percebeu que uma produção inusitada e de qualidade é essencial para chamar a atenção na internet. “Hoje em dia, com redes sociais e tudo mais, uma marca não sobrevive com apenas uma campanha fotográfica por coleção. É necessário ter outros conteúdos para alimentar o feed do Instagram”, explica a modelo.

Nesse panorama, entram em cena os editoriais “sem drama”, como chama a própria Laura. Com uma equipe reduzida ao extremo – a dupla encara todo o processo –, eles produzem conteúdo com um custo-benefício melhor para as marcas. Além de viajarem pelo mundo.

 

EM SINTONIA

A parceria entre os dois parece ideal. Com vários interesses em comum, inclusive a vontade de colocar o pé na estrada, ambos têm um jeito mais relaxado para lidar com situações estressantes, como as que encontraram durante a viagem, entre os meses de julho e agosto (como ficar sem gasolina no meio do Grand Canyon). Mas, antes de se encontrarem e trabalharem juntos, trilharam caminhos diferentes.

Laura Kubrusly tem 23 anos e estudou arquitetura, em grande parte por influência da mãe – e grande inspiração –, a arquiteta Angela Chinasso. Com ela, diz, aprendeu a trabalhar com cores e estampas. Aproximou-se do mundo da moda ainda nova, quando começou a atuar como modelo, e sempre gostou de se “intrometer” nos trabalhos. “Eu opinava sobre lugar, roupa, maquiagem, tudo!”, lembra. No Project & Go, ela coloca em prática várias características e aptidões: é modelo, maquiadora, cabeleireira, stylist, produtora e diretora de arte dos ensaios.

Hoje, Laura conta com 35 mil seguidores no Instagram, rede social que alimenta diariamente, variando entre fotos pessoais, com amigos e família, e outras mais produzidas. Destas últimas, muitas são assinadas por Henrique Schmeil, cujo interesse pela fotografia começou aos 14 anos, quando seu pai comprou uma câmera semiprofissional. “Eu pegava escondido a câmera, convidava minhas amigas para vir à minha casa, colocava o vestido de noiva da minha irmã ou um vestido de festa da minha mãe nelas e tirava fotos no jardim. Foi aí que surgiu o meu interesse por fotografia de moda”, recorda o estudante de Design de Móveis, nascido em 1995, que se especializou no assunto. “Quando fotografo alguém, procuro me conectar com a energia da pessoa e transmitir o que e como me senti com elas por meio do clique”, define.

Também durante a adolescência, Henrique percebeu o desejo de fotografar pelo mundo. Durante uma viagem pelos EUA, apaixonou-se pelas paisagens e começou uma lista de “Lugares no Mundo Para Fotografar”. Foi ao conhecer Laura, durante uma campanha de verão, que a lista se concretizou. “Quando ela chegou de carona, na parte de trás de uma caminhonete, usando uma mochila maior do que ela, eu sabia que a nossa energia estava em sintonia”, garante Henrique.

DESTINO DOS SONHOS

O planejamento para o Project & Go começou em março de 2017, quando, além de pensar a viagem, a dupla passou a procurar marcas parceiras. Ele ficou responsável pela logística (encontrar locações e organizar transporte e hospedagem), enquanto ela comandou o contato com as marcas e a produção completa dos looks. O trabalho se tornou muito dinâmico. “Eu chegava em uma cidade, via as cores… de noite já montava a mochila com o que ia fotografar no dia seguinte”, conta Laura.

Porém, nem tudo foi de acordo com os planos: com o cronograma apertado, eles tinham que fotografar no exato dia planejado, independentemente das condições meteorológicas. No entanto, até isso rendeu boas surpresas. Entre as fotos favoritas da modelo, estão as feitas no Grand Canyon, onde a ausência da luz do sol criou um efeito especial: “No fim das contas, ficou uma coisa meio rosa, linda, nas fotos”, explica. “Amo quando a natureza me surpreende.”

A parceria deve ter vida longa: a dupla quer realizar duas viagens por ano, sempre mudando o roteiro. A próxima edição já está planejada e, mantendo algum suspense, a modelo dá pistas: “Muito sol, mar azul… vou nadar com tubarões e golfinhos e surfistas podem se interessar muito!”. Há ainda os destinos dos sonhos dos dois, Índia (“o colorido deles é incrível”, argumenta Laura) e Nepal, Capadócia, Cairo e Camboja por parte de Henrique. Haja passaporte!



Converse com a Gente