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Make do bem: como o veganismo invadiu o mundo dos cosméticos

Sem testes ou ingredientes de origem animal, marcas de beleza apostam no conceito, garantindo qualidade e durabilidade

Em alta, o veganismo chegou ao mundo dos cosméticos, que aposta em produtos sem nenhum ingrediente de origem animal em sua composição e sem testes em animais. Para ser considerado vegano, não se pode maltratar, sacrificar ou usar parte dos animais no processo.

Para Patricia Lima, fundadora da Simple Organic, um dos grandes diferenciais dos produtos veganos está na escolha de como produzir e nos materiais selecionados, já que, em questão de durabilidade e pigmentação, pouco muda. No caso da marca, são usados frutos, folhas, sementes e minerais brasileiros.

Como é preciso descobrir novos ativos que não prejudiquem os animais, as pesquisas de ingredientes são fundamentais e as formulações e os testes, ainda mais necessários, segundo Márcio Accordi, biólogo especialista em cosmetologia e diretor da Biozenthi Laboratórios Cosméticos.

As empresas estão, na visão de Accordi, abrindo-se para o novo segmento. Além de marcas menores que focam toda a sua produção no veganismo, grandes empresas de cosméticos passaram a apostar na filosofia. Lush, Urban Decay e Kat Von D são exemplos das que não conseguiram adaptar completamente a sua forma de produção, mas que desenvolveram linhas especiais.

Produtos veganos costumam, ainda, ser benéficos para o meio ambiente, já que possuem impacto inferior. No caso da Simple Organic, algumas embalagens são feitas de papel e plástico reciclados, por exemplo. “Nós acreditamos que não existe beleza onde se consome destruindo o meio ambiente e sem um processo de reciclagem de lixo”, comenta Patricia.

Ela ainda revela que, apesar de lenta, a conscientização por parte do público consumidor está crescendo. “Sinto que, cada vez mais, as pessoas estão se preocupando com os ingredientes, não só dos alimentos, mas dos produtos que colocam em contato com a sua pele”, comenta.

Conheça alguns produtos que prometem fazer bem para a sua pele, para o meio ambiente e para os animais.

*Matéria publicada originalmente na edição 207 da revista TOPVIEW.

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