SELF COMPORTAMENTO

Vá brincar! *

É brincando que a criança aprende a lidar com vários  aspectos da vida e ampliar os conhecimentos sobre si e sobre o mundo.Talvez você conheça algumas dessas brincadeiras clássicas. Que tal ensiná-las à criançada e tirar o foco do celular durante os dias de recesso escolar?

BOLINHA DE GUDE

Desenhe um triângulo ou um círculo no chão. Espalhe as bolinhas dentro da área desenhada. Jogue as bolinhas com o objetivo de bater nas bolinhas do seu adversário para conquistar as dele.Cada bolinha acertada passa a ser de quem atirou. Ganha quem terminar o jogo com mais bolinhas

GATO MIA

Dentro de um cômodo escuro, o pegador – uma pessoa de olhos vendados – deve procurar os outros participantes, que estã escondidos. Quando encostar em alguém, deve ordenar “gato, mia”. O participante apanhado deve miar e o pegador deve adivinhar de quem é o miado. Se acertar, quem miou vira o próximo pegador.

CAÇADOR

Os jogadores devem ser divididos em dois times, cada um ocupando metade da quadra. A bola é usada para atingir membros do time rival, ou seja, queimá-los. Quem é atingido/queimado, vai para o fundo do campo adversário, chamado cemitério. Mas se um membro  conseguir agarrar a bola antes que ela caia, está salvo. Vence o time que eliminar todos os participantes da equipe concorrente.

AMARELINHA

Desenhe com  giz sobre o asfalto ou sobre a calçada um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as casinhas – numerados de 1 a 10. No alto do desenho, faça uma meia-lua e escreva a palavra “céu”. Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado  (oposto ao “céu”) e atire uma pedrinha na casinha que não poderá ser pisada. Agora atravesse o circuito com pulos de um pé só e alternando os pés.  Ao chegar no “céu”, faça o caminho de volta, pegue o marcador – sem pisar na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador.  Vence quem completar todo diagrama primeiro.

PULAR ELÁSTICO

Duas crianças ficam aproximadamente 2 metros afastadas uma da outra e posicionam os elásticos nos calcanhares – a brincadeira de elástico começa nos calcanhares e vai até o pescoço. Vai ficando mais difícil conforme a altura.  Uma terceira se posiciona no centro do elástico para fazer todos os movimentos do jogo. A primeira posição é pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro. Se errar, o participante troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem completar todas as fases.

BATATINHA FRITA 1,2,3

O participante que será a batatinha fica de costas para o resto do grupo e ordena gritando “batatinha frita um, dois, três!”. Durante a frase, as outras crianças tentam se aproximar da batatinha, mas devem parar assim que ela acabar a frase e se virar de frente para elas. Se alguém for pego se mexendo, sai da brincadeira. Ganha o primeiro que conseguir encostar na batatinha.

BOBINHO

Uma  bola e no mínimo três jogadores. Uma criança será o bobinho – e sua missão é pegar a bola enquanto os outros jogam.  Quem jogar e tiver a bola pega pelo bobinho será o bobinho da vez.

FORCA

O jogador escolhe mentalmente uma palavra e a representa no papel apenas com risquinhos correspondentes a cada letra. O outro jogador tenta adivinhar uma letra de cada vez. A cada erro, um pedaço de um boneco aparece numa forca desenhada. O objetivo é descobrir a palavra antes que o boneco seja enforcado.  

DANÇA DA CADEIRA

Com cadeiras em círculo, cada participante fica em alerta. Um jogador  é destacado para dirigir o jogo e grita: já! Todos levantam e andam em volta das cadeiras enquanto uma música toca. Quando o som para, todos devem se sentar, mas não há cadeiras para todos. Quem não consegue seu lugar, sai do jogo. Uma cadeira é retirada. Tudo começa de novo e ganha quem conseguir se sentar até a última rodada.  

*Esse conteúdo é oferecido pela escola de inglês Red Balloon

Deixe um comentário