CULTURA ARTES

Surrealismo pop de Rafael Silveira ganha exposição individual no MON

“Circonjecturas” abre na quinta-feira (11) com curadoria de Baixo Ribeiro e reúne instalações, molduras-esculturas, bordados-objetos e pinturas

O paranaense Rafael Silveira inaugura nesta quinta-feira, no Museu Oscar Niemeyer, a individual Circonjecturas. Com curadoria do sócio-fundador da galeria Choque Cultural (SP), Baixo Ribeiro, a exposição reúne cerca de 50 obras, entre instalações inéditas, objetos cinéticos, molduras que se transformam em esculturas, bordados-objetos, além de pinturas, desenhos, gravuras e projeções.

Leia o perfil de Rafael Silveira em: Artistas locais e as experiências fora do Brasil

O trabalho do artista já ilustrou algumas das principais revistas brasileiras e publicações internacionais, como as americanas Juxtapoz e Hi-Fructose e a francesa Hey!. Rafael Silveira já expôs em São Paulo, Nova York, Londres e Milão, e suas obras figuram em importantes coleções privadas e institucionais, como a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

"O que os olhos não veem", óleo sobre tela de Rafael Silveira (2017).
“O que os olhos não veem”, óleo sobre tela de Rafael Silveira (2017).

Circonjecturas não é uma exposição óbvia e não se encaixa em definições simplistas”, afirma o curador, Baixo Ribeiro. “Sua complexidade responde à vigorosa investigação de linguagens que Silveira imprime ao seu trabalho.”

Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, ressalta: “Suas obras contêm aspectos lúdicos e inusitados, além da cenografia pensada para criar uma atmosfera que envolve o visitante a participar das obras, entrar e interagir com as instalações e com a paisagem gráfica que toma conta do espaço expositivo”.

 

Circonjecturas – Rafael Silveira
Abertura: quinta-feira (11), às 19h, com entrada franca.
Em cartaz até 6 de agosto de 2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada).
Entrada franca às quartas-feiras. Na primeira quinta-feira do mês, o horário é estendido até as 20h, com entrada gratuita após as 18h. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca.

Deixe um comentário