ESTILO

Mel nativo em jantar exclusivo no Manu

O restaurante Manu promoveu na segunda-feira (15) um jantar fechado para empresários e autoridades para apresentar as diversas possibilidades dos méis nativos na gastronomia. Com ações como esta, a chef Manu Buffara tem buscado valorizar o trabalho da Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (Acriapa), além de sensibilizar patrocinadores e apoiadores.

No menu degustação, batizado de Mel na Mata, a chef  mostrou em oito pratos – entre snacks, entradas, principais e sobremesa – as diferentes facetas dos méis produzidos pelas abelhas nativas do Paraná, como a mandaçaia, jataí, tubuna, uruçu amarela e mirim.

Caixa onde o mel nativo é cultivado no litoral do Estado. Foto: Leandro Taques
Caixa onde o mel nativo é cultivado no litoral do Estado. Foto: Leandro Taques

 

Em geral, os méis nativos são levemente ácidos e sensíveis à variação de floradas das abelhas. “O mel de mandaçaia é bem ácido na boca, fermenta na língua, mas depois que você engole, aparece a doçura. Já o tubuna tem notas de coco”, explica Manu Buffara.
Para a chef, a Acriapa – uma das primeiras associações do Brasil dedicadas às abelhas nativas – é bem organizada, consegue separar as caixas das abelhas e preservar a identidade de cada “safra”.

Defensora do uso de ingredientes regionais, Manu criou o projeto Mel na Mata em 2013 para fortalecer a cadeia dos produtores. Para saber mais sobre este trabalho e também sobre os méis nativos leia a matéria “Mel-ravilhoso“, publicada na edição de dezembro da revista TOP VIEW.

Cada tipo de abelha faz um "disfarce" diferente na entrada da colmeia contra os predadores. Este é da jataí. Foto: Leandro Taques
Cada tipo de abelha faz um “disfarce” diferente na entrada da colmeia contra os predadores. Este é da jataí. Foto: Leandro Taques

 

O MENU

Snacks
Suco de tucum com mel de mandaçaia;
Língua, mel de jataí e vinagre caseiro;
Carne crua, gema de ovo e mel de tubuna.

Menu
Peixe, coentro, carvão e mel de uruçu amarela;
Vieira, chocolate, milho, foie gras e mel de jataí;
Maçã, queijo azul, salsão e mel de tubuna;
Diafragma, beterraba, tutano e mel de mirim.

Sobremesa
O Inverno das Minhas Abelhinhas – receita que simboliza o comportamento das abelhas no frio, à base de mel, limão, iogurte, leite de castanha do Pará e crocante de aveia.

 

Deixe um comentário