Guia de matrícula escolar para 2018

O que levar em conta na hora de eleger a escola correta para seu filho? Respondemos a pergunta para você

538 0

Confira, a seguir, um guia de matrícula com tudo o que é preciso levar em conta na hora de escolher a escola do seu filho.

Proposta pedagógica: é importante observar se a proposta pedagógica é condizente com os valores, costumes e escolhas da família, incluindo a orientação religiosa, para que o aluno sinta-se pertencendo ao lugar. O foco é no conteúdo visto em sala de aula ou nas habilidades do aluno para outros aspectos da vida? O que é mais importante para família e o que se adapta melhor à personalidade de sua criança/ adolescente.

Estrutura: a estrutura física do lugar é outro elemento educador e precisa ser coerente com a proposta pedagógica. Se uma escola que propõe maior liberdade nas atividades terá, normalmente, uma sala de artes que permita o aluno sentar-se no chão, manusear tintas, desenvolver suas habilidades com mais independência… Diferente de uma escola tradicionalista, com uma organização mais objetiva. Há laboratórios para aprender na prática a teoria vista em sala da aula? Brinquedos limpos e boa manutenção demonstram que a escola está de acordo com as regras dos órgãos que fiscalizam a segurança do lugar. Também faz parte observar que tipo de alimentação é servido, se há estrutura para preparo no local ou se há venda.

“A família deve se identificar com a escola e a proposta pedagógica ser coerente com seus valores”

Calendário da escola: as escolas já devem ter uma programação prevendo atividades extracurriculares – como passeios – antes mesmo da matrícula. Vale lembrar que durante muitas dessas atividades os alunos também são avaliados e observados, portanto é importante que os pais já estejam de acordo com a programação de modo que não impeçam os fi lhos de participarem. Importante esclarecer também se as atividades estão incluídas na mensalidade ou não, para ajustá-las ao orçamento da família.

Referências: as referências mais apropriadas vêm das famílias que já possuem filhos na escola.

Acolhimento da escola: observe como os professores, diretores e demais funcionários da escola acolhem os alunos e suas famílias: sorrindo? Mais autoritários? É importante que a família se identifique com a acolhida e os costumes do lugar.

Localização: fácil acesso é atualmente um fator de qualidade de vida familiar. Longos percursos e congestionamentos prejudicam o sono, cansam e ocupam o tempo de qualidade na companhia da família. Considere distância e dificuldade de percurso.

Guia de matrículas para 2018, por escola

Grupo Bom Jesus – Matrículas já abertas pelo 0800-727-4001 

História: o Grupo Educacional Bom Jesus possui mais de 120 anos de atuação e está em 5 estados brasileiros. Em Curitiba e região metropolitana são 8 unidades com estruturas diferenciadas, oferecendo opções em ensino regular, integral e bilíngue.
Metodologia de ensino: a proposta pedagógica está pautada na concepção educacional do aluno como ser social e no seu preparo como cidadão consciente do seu papel na sociedade, por meio de conteúdos trabalhados de forma integrada e contextualizada com a realidade na qual está inserido.

Bom Jesus Centro (Fundamental e Médio)

Diferenciais da estrutura: conta com teatro para espetáculos, debates, apresentações dos alunos e au- lões de revisão para vestibular e Enem, além de laboratórios de física, química e biologia e parquinho para o Ensino Fundamental.

Rua 24 de Maio, 135, Centro, Curitiba, (41) 2105-4810.

Bom Jesus Água Verde (Infantil e Fundamental)

Diferenciais da estrutura: dispõe de piscina coberta e aquecida para as aulas de natação e quadras po- liesportivas, sendo 3 cobertas, 1 aberta e 1 com grama sintética. Oferece também salas de literatura, judô, balé, arte e psicomotricidade.

Rua Nestor Victor, 910, Água Verde, Curitiba, (41) 2105-4200.

Bom Jesus Divina Providência (Fundamental e Médio)

Diferenciais da estrutura: possui bosque com cerca de 50 mil m 2 , minicidade para os alunos exercitarem a cidadania de maneira lúdica e horta para trabalhar conceitos de alimentação saudável e exploração de temas estudados em sala.

Rua Leônidas Vicente de Castro, 81 Ahú – Curitiba (41) 3307-9797.

Bom Jesus N. S. de Lourdes (Infantil, Fundamental e Médio)

Diferenciais da estrutura: dispõe de piscina, quadras cobertas e descobertas, biblioteca e laboratórios de ciências, além de salas de judô, balé, jazz, xadrez e psicomotricidade. Em 2018, terá um novo prédio exclusivo para o período integral.

Rua Fioravante Dalla Stella, 90, Cristo Rei, (41) 2105-4300.

Bom Jesus São Vicente (Infantil, Fundamental e Médio)

Diferenciais da estrutura: possui laboratórios de física, química e biologia e biblioteca com cerca de 3 mil exemplares e computadores para pesquisa. Conta também com bosque de aproximadamente 10 mil m 2 para prática esportiva e convívio social.

Rua São Vicente de Paulo, 1.060, Centro, Araucária, (41) 3642-1184.

Bom Jesus Internacional Aldeia (Infantil e Fundamental

Diferenciais da estrutura: oferece formação bilíngue e conta com frota própria para o transporte dos alunos. Possui também bosque, biblioteca, piscina coberta e aquecida, quadras poliesportivas e salas de balé, judô, capoeira e xadrez.

Rodovia BR-277, km 112, s/n.º, Rondinha, Campo Largo, (41) 2105-4600.

Bom Jesus Internacional Alphaville (Infantil e Fundamental)

Diferenciais da estrutura: possui centro esportivo, cozinha experimental, salas multidisciplinares, piscina, minicidade e laboratórios. Conta com frota própria para o transporte escolar, além de bosque e horta para a prática temas de estudados em sala.

Estrada da Graciosa, 2.893, Colombo, (41) 2105-4700.

Bom Jesus São José dos Pinhais (Infantil, Fundamental e Médio)

Diferenciais da estrutura: oferece biblioteca, laboratórios de inglês, informática, física, química e biologia, além de horta e cozinha experimental para trabalhar conceitos de alimentação saudável e exploração de temas estudados em sala.

Av. Rui Barbosa, 9.551, Centro, São José dos Pinhais-PR, (41) 2117-9800

Amplação Neoville (Infantil, Fundamental e Médio)

História: a sede Neoville do Grupo Educacional Amplação nasceu de uma instituição há 20 anos no mercado e foi projetada após uma busca de referências de vanguarda e tendências internacionais em educação do século 21.

Metodologia de ensino: a Educação Infantil segue a Pedagogia da Escuta e os ideais Reggianos, junto ao sociointeracionismo, que se estende ao Fundamental e Médio. O professor é o mediador do conhecimento e o aluno o protagonista nesta construção.

Diferenciais na estrutura: ambientes inovadores, estimulantes e com tecnologia somada às práticas. Um exemplo é a sala de aula 360º. que favorece a participação ativa do aluno e o trabalho em equipe. Bilíngue, a escola é um Centro Preparatório para o Cambridge.

Depoimento de aluno. “Aqui a gente se sente cuidado, acolhido e inspirado a gostar de estudar! Também as mudanças em sala de aula e o uso do Ipad deixam nosso aprendizado mais interessante e completo!” – Júlia Ortolani – 5º ano Ensino Fundamental.

Calendário de matrícula: a partir de 21 de agosto.

Rua Brazílio de Araújo, 799, Neoville, (41) 3057.0207 I www.colegioamplacao.com.br

Escola Jardim Raio de Sol (Berçário e Infantil)

História: há 35 anos o Jardim Raio de Sol atua na formação das crianças valorizando tempo, espaço e materiais que acolham as particularidades de cada aluno.

Metodologia de ensino: a abordagem é sociointeracionista, na qual o professor tem papel ativo em sala de aula não como o detentor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem. Ele estimula a convivência social na construção de um conhecimento coletivo.

Diferenciais na estrutura: além da tradicional estrutura para os pequenos , a escola tem agora ao Projeto Bilíngue: 40 minutos de inglês diariamente para todas as turmas com a meta de aprender 2 palavras por dia de forma lúdica.

Depoimento de aluno: “Eu estudei no Raio de Sol, onde nasceu a amizade com a Camile, que hoje é a madrinha da minha filha. Fico feliz que minha filha Lia estude aqui seguindo os mesmos valores que me foram passados.” – Carla C. Tagata mãe da Lia.

Calendário de matrícula: aberto o ano todo pelo (41) 3018-1108.

Rua Joaquim da Silva Sampaio, 71, Mercês, (41) 3335-6171, I

Colégio Expoente (Infantil, Fundamental, Médio e Pré-Vestibular)

História: o Grupo Expoente pratica há mais de 30 anos formação integral a partir do conceito Unique de tratamento personalizado e pelo Sistema de Soluções Educacionais Expoente e de colégios próprios.

Metodologia de ensino: o construtivismo e o sociointeracionismo formam a linha pedagógica utilizada como base no Material Didático Expoente.

Diferencias na estrutura: as duas unidades contam com ginásio poliesportivo e salas de aulas equipadas. As novidades são os projetos inovadores tais como: Google for education (ferramentas de colaboração), eduColaborativo (rede social educativa), Robótica (aprendiza- do sobre programação), Aprova + (foco no Enem e nos vestibulares), Projetos Educacionais e ensino bilíngue.

Depoimento de alunos. “Quem estuda no Expoente quer ficar aqui para sempre, pois esse colégio é como uma extensão da nossa casa. O aprendizado nos ensina para a vida.” – João H. B. Souza, Leonardo Z. Ribas e Gabriel M. Santana.

Calendário de matrícula: a partir de julho/2017.

Rua Dr. Pedro Monclaro, 411, Água Verde, (41) 3312-4200 Rua Carlos de Campos, 1.090, Boa Vista, (41) 3312-4100.

Nova Geração (Infantil e Fundamental)

História: há 22 anos a Nova Geração propõe um pro- cesso de ensino-aprendizagem diferenciado, com momentos de construção e compartilhamento de ideias, assim como na organização do espaço e do tempo na escola.

Metodologia de ensino: segue a teoria socioconstrutivista, que tem como precursoras as ideias de Piaget e Vygotsky. O foco está na interação professor/aluno e aluno/aluno: a criança aprende observando o meio, ao entrar em contato com o que já foi descoberto e em seguida organizando o conhecimento.

Diferencias na estrutura: a área verde de 2 mil m² tem horta, minifazenda e minicidade. A tecnologia é presente nos processos de construção do conhecimento. Há laboratório de ciências, sala de artes, cinema e biblioteca. A escola tem proposta de ensino bilíngue.

Depoimento de aluno: “As crianças transitam pela escola com liberdade responsável. Trabalhado pedagogicamente, isso favorece o amor e a abertura para o aprendizado.” – Paula Araripe, mãe do Dante.

Calendário de matrícula: matrículas já abertas pelo (41) 3335-0818.
Rua Carlos Razera, 140, Vista Alegre, (41) 3335-0818.

Red Balloon (Escola de Inglês)

Red Baloon: uma aula de artes em inglês

História: a Red Balloon é uma escola de inglês com 45 anos de história e mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil. Totalmente focada no ensino de crianças e adolescentes, dos 3 aos 16 anos, a escola chegou a Curitiba em dezembro de 2016 trazendo uma proposta diferenciada de ensino do inglês.

Metodologia de ensino: a Red Balloon possui metodologia própria, criada a partir do universo da criança e do adolescente. Com turmas reduzidas e o auxílio de atividades artísticas, culinária e música, a aprendizagem torna-se natural e lúdico, facilitando a fluência. Os alunos atingem 90% de aprovação nos exames de Cambridge.

Diferenciais na estrutura: com acesso fácil, próxima ao Batel, a Red Balloon dispõe de salas adequa- das a cada faixa etária, sala de artes, brinquedoteca, espaço “Be a Chef”, parquinho e área verde com horta orgânica. Tudo para deixar agradáveis e produtivas as 4 horas de atividades semanais.

Calendário de matrícula: atendimento durante todo o ano.

Depoimento. “Gostei muito da metodologia. É pensada e desenvolvida para crianças e adolescentes, e todos os profissionais são visivelmente apaixonados pelo que fazem.” – Paula Denker, mãe das alunas Júlia (7) e Luísa (5).

Rua Cândido Xavier, 522, Água Verde, (41) 3203-5363.

Escolas em Curitiba

ATUAÇÃO (Infantil e Fundamental)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

BOSQUE MANANCIAIS (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção trilíngue

Oferece opção integral

COLÉGIO EVEREST (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

COLÉGIO INTEGRAL (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção integral

COLÉGIO POSITIVO (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

COLÉGIO SUÍÇO-BRASILEIRO (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção poliglota

Oferece opção integral

DEUTSCHE SCHULE (ESCOLA ALEMÃ) (Infantil e Fundamental)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

DOM BOSCO (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

ESCOLA INTERNACIONAL (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

ESCOLA PROJETO 21 (Infantil e Fundamental)

LITTLE KIDS (Infantil e Fundamental)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

ESCOLA LUMEN (Infantil e Fundamental)

Oferece opção integral

MAPLE BEAR (ESCOLA CANADENSE) (Infantil e Fundamental)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

MEDIANEIRA (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção integral

SION (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção integral

RECANTO INFANTIL (Infantil)

Oferece opção integral

REDE MARISTA (ANJO DA GUARDA, PARANAENSE, SANTA MARIA) (Infantil, Fundamental e Médio)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

STELLA MARIS (Fundamental e Médio)

Oferece opção integral

TISTU (Infantil e Fundamental)

Oferece opção integral

UMBRELLA (Infantil e Fundamental)

Oferece opção bilíngue

Oferece opção integral

Neste Artigo


Converse com a Gente