FASHION BELEZA

Fábrica de Curitiba produz minicosméticos para hotéis

A Realgem's aposta no mercado de luxo fechando parcerias com marcas de alto padrão do país

Confesse! Você abre  a porta do seu quarto de hotel e corre para a bancada do banheiro para conferir os kits de beleza e cuidados pessoais, não é? Os amenities, como são chamados esses minicosméticos nos quartos hotéis, estão entre os itens que mais fazem a alegria dos hóspedes mundo afora. Mas nem sempre foi assim.

Embalagens de xampuzinhos e sabonetes eram usadas somente em caso do esquecimento dos itens pessoais – até porque esses produtos não costumavam ser de boa qualidade. Há alguns anos, entretanto, os empreendedores da hotelaria descobriram que os mimos em forma de cremes, xampus, perfumes, sabonetes e outras coisitas más significam muito mais do que um agrado: eles mostram o quão respeitado o hóspede é.

Quando se deram conta de que hóspede devidamente mimado é sinônimo de marca amada, começaram a surgir nos quartos os pequenos L´Occitanes, Bulgaris, Clarins… Cosméticos só disponíveis para compras em lojas e a precinhos bem salgados. No Brasil, deram as caras nas bancadas de mármore Naturas, Nativa Spa (O Boticário) e mais tarde linhas assinadas por estilistas e designers como Alexandre Herchcovitch e Isabela Capetto.

Esses últimos, aliás, saem da região metropolitana de Curitiba, de uma fábrica de cosméticos made in… Paraná. A Realgem´s, fábrica de amenities que atende gigantes do setor hoteleiro e fica aqui do lado, em Colombo, tem em sua carteira de clientes cerca de 4 mil unidades de redes como Accor, Atlantica, Club Med, Bourbon, Deville, Roteiros de Charme… E é um case de otimismo em meio à crise econômica brasileira valendo-se de um mercado que, mesmo quando não cresce com números robustos, continua em atividade: o de hotelaria, capaz de movimentar em cerca de R$ 3 bilhões em minicosméticos por ano no Brasil, segundo dados divulgados na Equipotel 2015 (feira internacional de equipamentos para hotelaria).

A informação vem das 355 milhões de diárias de hotéis por ano e do custo médio dos amenities, de cerca de R$ 8 por kit.  Dá para entender por que apostar no nicho.  “Os amenities agregam valor às redes porque o hóspede os valoriza. Além disso, os hotéis acabaram se tornando um bom cenário de testes para a indústria de cosméticos”, diz Mauro Carvalho de Oliveira,  diretor comercial e um dos herdeiros da Realgem’s. “O cliente do hotel têm que se sentir em casa e isso inclui uma cama boa, mas um cosmético bom também”,  completa.

HISTÓRIA E FUTURO

Foi no início dos anos 1980 que um curitibano executivo da Xerox do Brasil, Jorge de Carvalho Oliveira, e sua esposa resolveram buscar novos rumos ao decidir representar uma linha de maquiagem. A demanda era grande e o pulo para fabricar perfumaria com um sócio, que era químico, foi rápido. A então Princess Florence, primeira empresa do grupo, fabricava colônias, desodorantes, xampus, condicionadores, bronzeadores… A ideia de atender a hotelaria, com sabonetes inicialmente, veio em 1989, quando a família detectou um mercado carente de produtos interessantes.

Pioneiros na personalização de produtos cosméticos para hotéis, logo  a família estava fornecendo para grandes nomes como Maksoud, Tivoli, ClubMed, Vila Galé, Roteiros de Charme entre outros. Hoje, são cerca de 500 itens entre linhas próprias, parcerias com marcas e personalidades, além de linhas personalizadas.

A marca Realgem’s não aparece em todos os rótulos, mas esse não é o objetivo. Quem escolhe o nome, o design e a fragrância dos minicosméticos são os  administradores hoteleiros. A Realgem’s coloca à disposição seus diversos modelos de embalagens (o grupo tem uma fábrica só para isso) e seus profissionais de química cuidam para que as fórmulas sejam preparadas – às vezes também criadas – de acordo com o gosto do cliente.

E mesmo diante da crise econômica, a empresa paranaense segue em expansão. Em maio, o diretor financeiro Jorge de Oliveira Junior, irmão de Mauro, esteve na Beautyworld Middle East, em Dubai, uma das maiores feiras do mundo no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, levando planos ousados de crescimento e expandindo o processo de internacionalização dessa empresa familiar que já atende clientes na  América Latina, Europa e África. Em 2015, a empresa teve crescimento de 15% no volume de vendas sobre o ano anterior. Para este ano, a expectativa é manter o volume de vendas ou avançar um pouco.

LUXO E SUSTENTABILIDADE

Quem imaginaria que por detrás dos portões simples de uma fábrica em Colombo sairiam os pequenos mimos distribuídos em hotéis de luxo, como Fasano e Ponta dos Ganchos? Pois a empresa tem apostado no segmento de alto padrão e criou o braço Realgem’s Luxury Brands (RA). Uma das novidades é a parceria com a francesa Clarins.

A estilista carioca Isabela Capeto, que licencia produtos com seu nome para uma seleta lista de empresas como Havaianas e  Melissa, também procurou a Realgem´s para realizar o sonho de ter uma linha de cosméticos para o mercado hoteleiro de luxo. A linha, formada por xampu, condicionador, loção hidratante corporal, sabonete líquido e sabonete em barra, segue o romantismo e a delicadeza das roupas criadas por Isabela.

Antes dela, o estilista Alexandre Herchcovitch foi o primeiro da América Latina a assinar uma linha de amenities. Outra linha de luxo é a  Monoï & Argan, que combina o óleo de Argan, extraído do fruto de uma árvore do Marrocos, com o óleo de Monoi, conhecido como o segredo de beleza das mulheres do Taiti.

Produtos sustentáveis também entram no portfólio de luxo da empresa, como é o caso da linha Talentos. Feita à base de mel, a linha respeita a natureza com formulação biodegradável, frascos recicláveis e extratos adquiridos de pequenos agricultores brasileiros. Além dos extratos da agricultura familiar, que valorizam e geram renda para os agricultores, 5% do valor das vendas dos cosméticos é destinado à cooperativa fabricante da matéria-prima.

A consolidação das novidades da empresa paranaense vem com duas parcerias fortes: com a marca Beauty In, da qual a Realgem’s será revendedora em hotéis brasileiros de alimentos, sucos, águas e chocolates à base de colágeno; e com a marca That Girl, que fornece produtos e soluções úteis para pequenas emergências femininas do dia a dia, como protetores contra suor,  cinto elástico para calça, a fashion tape –  fitas dupla face para ajustes de roupas –,  tapa-decote, clipes para sutiã, entre outros.

 

 

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