ESTILO CULTURA

Poesia, conto e prosa para crianças

Nada impacta tanto a imaginação de uma criança quanto uma boa história e um bom livro. Sugerimos clássicos para nunca deixar de ler.

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato – A partir de 6 anos.

A turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo transporta o leitor a um mundo de fantasia em histórias . Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao sítio para mais uma temporada de férias. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó. Emília, Narizinho e Pedrinho recebem a visita de personagens como Cinderela, Branca de Neve e Pequeno Polegar. Também entra na história o famoso pó de pirlimpimpim, que transporta a turma para o Mundo das Maravilhas.

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga Nunes – A partir de 8 anos

Em uma bolsa meio velha que ganhou de uma tia, Raquel esconde três grandes vontades: a de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Poucos são os adultos de hoje que não teriam se identificado quando crianças com os conflitos internos e externos da personagem principal por meio de seus amigos secretos, fantasias e questionamentos sobre a estrutura familiar tradicional em cujo meio ”criança não tem vontade”. As reflexões ajudam a criançada a dialogar internamente com seus conflitos.

Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha – A partir de 6 anos

Marcelo, o menino que, de uma hora para outra, decide reinventar os nomes das coisas é o personagem. Para ele, cadeira não tem cara de cadeira. Então por que não chamá-la de “sentador”? E se a gente pensar bem, leite não deveria ser suco de vaca? E por que dizer “bom dia” se podemos dizer “bom solário”? Por essas e outras deliciosas licenças poéticas, o Marcelo conquistou muitas gerações de pequenos leitores.

Contos de Grimm, de Wilhelm e Jacob Grimm – A partir dos 4 anos

Para abordar conflitos e medos infantis, os textos compilados pelos irmãos alemães do século 19 são clássicos. Estão lá os conhecidos Branca de Neve, O Pequeno Polegar, Chapeuzinho Vermelho e muitos outros.
Contos de Andersen, de Hans Christian Andersen – A partir de 4 anos.

Contos clássicos do dinamarquês Andersen, como O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e As Roupas Novas do Imperador abordam o heroísmo dos oprimidos, e questões como perda, abandono e autoestima.

O Menino Maluquinho, de Ziraldo – A partir de 7 anos.

O menino que faz traquinagens, lidera a garotada, é sabido e amado por todos da casa é um carinha que inspirou gerações. Cria sol em dias de chuva, brinca com sua sombra, canta e mostra a infância com felicidade e criatividade.
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll – A partir dos 9 anos.

Alice cai num poço e sai em outro mundo, um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares. A viagem literária baseia-se numa lógica do absurdo, característica dos sonhos, e está repleta de referências satíricas. Marcou a literatura infanto-juvenil ao, no lugar de instruir a criança, centrar sua narrativa em uma garotinha que dava broncas em adultos e conselhos de boas maneiras . Ela entendia que adultos não são confiáveis, mas ilógicos e, de certa forma, insanos. É uma reversão da maneira com que adultos e crianças eram retratados na literatura até então. Livro tanto para crianças quanto para adultos.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Este conteúdo é um oferecimento do Colégio Expoente
produzido pela equipe de Branded Content da TOPVIEW – Grupo RIC
Site Expoente | Facebook Expoente

Deixe um comentário