MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA: ENTREVISTAS

Apresentamos Elaine Zanon e Claudia Machado homenageando Chiara Gadaleta na Mostra Artefacto Décor + Fashion

0

A Mostra Artefacto 2017  chega a Curitiba este mês com o tema Décor + Fashion homenageando designers de moda consagrados. Hoje apresentamos a arquiteta Elaine Zanon e a designer Claudia Machado homenageando Chiara Gadaleta no Loft Inspiração e Estilo na Linda Cultura Brasileira

TOP VIEW: Os universos da arquitetura/decoração e moda sempre se movimentaram em uma direção muito parecida: conquistar e despertar desejo. Mas qual a sensação provocada que difere os dois?

Elaine Zanon e Claudia Machado: Quando se olha uma roupa, logo se percebe as características da pessoa que a está vestindo. A roupa deixa transparecer a personalidade do dono. Isso também acontece na arquitetura. Quando se faz escolhas para projetos, é preciso sensibilidade para transferir ao ambiente o perfil, os anseios e as características do cliente. Além disso, muito do que se vê nas passarelas acaba balizando tendências para a arquitetura.

TV: O que o fashion pode trazer ao décor e vice-versa? O que um pode aprender com o outro?

EZ e CM: Acreditamos que design e arquitetura com atributos sustentáveis, brasilidade e consciência são uma das premissas do cenário fashion e da arquitetura para o futuro.

TV: Como foi o processo de criação e o encontro entre vocês arquitetos, designers e designer de moda?

EZ e CM: Escolhemos homenagear a Chiara porque ela nos inspira a ampliar a consciência do ser e desenvolver um olhar mais voltado à ecologia. Isso significa, entre muitas outras coisas, buscar saber a procedência de produtos e materiais, o que nos ajuda a desenvolver projetos mais sustentáveis para realizar os sonhos de nossos clientes. A nossa identificação com o trabalho de Chiara também acontece em função das cores vibrantes e estamparia utilizadas pela estilista.

TV: Quais são os pontos do projeto que mais evidenciam a convergência entre as ideias dos dois lados arquiteto e designer de moda?

EZ e CM: No loft de aproximadamente 100m², essas características se traduzem no tom azul em contraste vibrante das paredes e teto, com o tom páprica das poltronas que abraça a atmosfera clean percebida em todo o espaço. Para dar ainda mais identidade, especificamos almofadas e a manta da cama do Projeto Kaapu, desenvolvidas pela própria Chiara na fundação que ela mantém, a EcoEra. Fizemos essa aquisição para mostrar e valorizar o trabalho que ela realiza junto às índias da tribo Wai Wai . O destaque final fica por conta do balanço Ipê inusitado do designer Sergio Mattos.

TV: Como definiria esse projeto em um frase?

EZ e CM: A inspiração da cultura do nosso país é o conceito de transformação  e realização pessoal de tudo o que fazemos.

Neste Artigo


Converse com a Gente