ESTILO GASTRONOMIA

Conheça a origem da pizza margherita, criada para “bajular” a realeza

No mesmo momento em que foi criada, surgia também a pizza para entrega. Saiba mais sobre essa interessante história

Ela é a pizza mais apreciada na Itália – quiçá, no mundo todo. Mas pouca gente sabe que a origem dessa famosa receita, criada em Nápoles, em 1889, começa com um pizzaiolo que desejava bajular um casal de reis. 

Conta a história que em um verão de Nápoles, na época em que foi criada a primeira pizzaria (lá por 1830), os italianos rei Umberto I e rainha Margherita visitavam a cidade quando desejaram experimentar a iguaria de que todos estavam falando. Como não seria de bom tom irem até a pizzaria, eles pediram para esta ser entregue no belíssimo Palácio Real de Capodimonte, onde estavam hospedados.

Para impressionar e agradar o casal real, o pizzaiolo decidiu criar uma pizza com as cores da bandeira da Itália (vermelho, branco e verde), usando tomate, mussarela e manjericão. A rainha gostou tanto que seu nome foi dado à pizza, em homenagem. E o mais engraçado: mesmo sem saber, o tal pizzaiolo criava também a pizza para entrega.

Na Piola, em Curitiba, a pizza margherita ganha o nome de Rossa e traz mussarela, tomate fresco e muito manjericão na tradicional massa que é sucesso na cidade. A porção individual custa R$ 36 e a grande sai a R$ 52.

Deixe um comentário