ESTILO GASTRONOMIA

Os 5 principais tipos de cogumelos e seus benefícios

Cogumelos são excelentes opções para incluir na alimentação. Não apenas pelo sabor, mas pelos diversos benefícios que seu consumo nos traz

Os cogumelos são alimentos excelentes e muito utilizados na culinária vegetariana e vegana por conta da boa quantidade de proteína. Além disso, são boas opções para quem está buscando uma alimentação mais saudável ou perda de peso por conta da baixa quantidade de calorias e gorduras. O único alerta é sobre a sua colheita. Os cogumelos podem ser comestíveis, alucinógenos e até mesmo venenosos. Por isso, escolha sempre um lugar de confiança para comprá-los. Nós reunimos alguns dos tipos de cogumelos mais encontrados no Brasil. Conheça-os!

Cogumelo Paris

Comumente chamado de champignon, muito famoso no tradicional prato strogonoff, ele pode ser consumido fresco ou em conserva e é rico em fibras proporcionando maior saciedade.

Shitake

Famoso na culinária japonesa, pode ser feito de diversas maneiras e é muito poderoso, principalmente para controlar a pressão arterial através dos níveis de colesterol. Não é difícil encontrar diversos pratos em restaurante japonês que levam shitake.

Shimeji

Sim, os dois têm diferença, principalmente por que um é consumido no Japão e outro na China! Apesar disso, o Shimeji também é um excelente aliado no combate ao câncer e colesterol ruim. Além disso é fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas.

Porcini

Conhecido como Funghi Secchi, é muito encontrado de forma desidratada. Mas possui textura lisa e cremosa, sabor suave e, quando fresco, tem um valor elevado comparado aos outros. Possui as mesmas boas propriedades dos diferentes outros tipos.

Trufas brancas ou negras

As trufas são da classe dos fungos sim e possuem os mesmos benefícios. Porém, essas são muito mais caras do que as outras, por isso, são comumente utilizadas na finalização ou preparo de pratos em restaurantes estrelados ao redor do mundo. A maior trufa do mundo foi vendida pelo preço de 61.250 dólares. Chocante, não?

Deixe um comentário