Galeria Zilda Fraletti recebe exposição inspirada em João & Maria

A artista Katia Canton usa a história para abordar o desnorteamento contemporâneo em nova exposição no Circuito de Design & Arquitetura TOPVIEW

682 0

Artista, escritora e educadora, a paulistana Katia Canton está profundamente inserida no estudo da arte de contar histórias. Um tema ao qual ela constantemente se volta é dos contos de fadas, que a acompanham desde a infância. “Eu queria saber de onde eles vinham, quem os criou”, lembra, para comentar sua pertinência, “essas histórias existem desde as cavernas e a Era do Bronze, e só no século 17, 18, foram consideradas ‘para crianças’; elas lidam com sentimentos universais, que sempre nos acompanharam”.

É essa tradição antiga que ela retoma na exposição Desnorteamentos: João & Maria, que abre no dia 28 de setembro na Galeria Zilda Fraletti. Utilizando pintura, desenho e fotografia, Canton trabalha o famoso conto infantil para tocar aspectos como desamparo, medo e transformação. Segundo a artista, a inspiração veio da Bienal de Curitiba, cujo título é Antípodas: Excesso de imagem: “A Bienal fala sobre como estamos atualmente perdidos no mundo, sem horizontes. Não sabemos onde estamos, nem para onde vamos”, explica, comparando a história a das duas crianças desnorteadas.

 

Compreensão do Ser Humano

A relação entre a arte e a tradição de contar histórias está presente na pesquisa de Canton desde seu mestrado em Artes Interdisciplinares na New York University (EUA), em 1987. A artista plástica – que já realizou exposições relacionadas ao tema em São Paulo, Santa Catarina e inclusive na Itália – também publicou mais de 50 livros infantis e sobre arte-educação, premiados inclusive com o Jabuti (espécie de Oscar da literatura). A arte e as narrativas são, segundo ela, uma forma de entender melhor o ser humano. “Aprendemos a nos comunicar para criar histórias que tornam a vida melhor”, resume. “Esta é a mágica dos contos de fada, que propõe um jeito ético de estar no mundo.”

 

Serviço

Desnorteamentos: João & Maria

Em cartaz de 28/09 até 28/10

Galeria Zilda Fraletti_(41) 3026-5999

Avenida do Batel, 1750, Batel. Aberto de segunda a sexta, das 9:30 às 18:30, e aos sábados, das 10h às 14h. Entrada franca.

 

Neste Artigo


Converse com a Gente