ESTILO

13ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começa dia 7

A feira, com mais de quatro mil metros quadrados, contará com muita leitura, palestras e atrações musicais

A 13ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começa no dia 7 de setembro – e com muitas novidades. A montagem dos estandes se iniciou na última semana e vai cobrir uma área de mais de 4 mil m². Este ano, as novidades começam com o espaço escolhido, o Complexo Bordin. “Optamos por esse espaço justamente para buscar maior conforto e acesso da comunidade”, explicou o diretor-presidente Juca Rodrigues.

Outra novidade foi a escolha de uma escritora para a homenagem. “Ana Maria Machado será a primeira mulher a ser homenageada, por seu trabalho absolutamente importante dentro da nossa literatura, especialmente por sua participação na formação e novos leitores, com uma produção extensa para crianças e adolescentes”, disse a diretora cultural Vera Vieira.
Ana Maria Machado estará o primeiro dia de feira, falando ao público e autografando suas obras. A noite de abertura também contará com a presença do cantor e compositor Zeca Baleiro. O cantor traz ao palco não somente suas composições já conhecidas, mas também uma bate-papo com o público quando fala da conexão entre literatura e música, e da influência da poesia em suas canções.

Programação da 13ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu

Recreação infantil, contação de histórias, lançamentos, cinema, saraus e a Cozinha Literária, onde chefs tratam junto ao público da deliciosa mistura de gastronomia e literatura, fazem parte da programação do evento em parceria com a Fundação Cultural e a Secretaria de Educação.

O segundo dia traz à feira o sambista Martinho da Vila no palco principal e a participação do jornalista e chargista Gilberto Maringoni, lançando o livro “5000 Dias – O Brasil na era do Lulismo”. As oficinas trazem temáticas variam não somente de temas voltados à literatura, mas englobam diversas artes, como música. A feira também reservará espaço para lançamentos de autores locais.

Unieste e Unila unem-se também para aproximar produção acadêmica da comunidade, com a participação de professores, autores e alunos. Faculdades particulares como a UDC também trazem à feira através de palestras e oficinas, aprendizados diversos sobre temas como produção de textos, cinema, por exemplo.

No final de semana da feira o jornalista esportivo Fabiano Baldasso é atração principal, com divertidas histórias sobre o mundo do futebol e suas torcidas. Na arena de show, Tiago Rossato mostra seu talento na Gaita Ponto. A feira ainda apresenta a premiação para os vencedores do Prêmio Cataratas de Contos e Poesias. Este ano os dez melhores das duas categorias serão inseridos numa publicação da Fundação Cultural de Recife. Para finalizar, um show da banda Mombojó.

 

Deixe um comentário