O preto é sempre o novo preto!

Enquanto eu abro o arquivo em branco do word para começar a escrever a coluna dessa semana, dou uma espiada no meu Instagram. Abro exatamente na postagem do...

0

Enquanto eu abro o arquivo em branco do word para começar a escrever a coluna dessa semana, dou uma espiada no meu Instagram. Abro exatamente na postagem do estilista Karl Lagerfeld. Ele postou várias eco-bags coloridas onde está escrito que “Kolor is the new black”.

A frase está errada propositalmente. É uma campanha do Karl para a Marie Claire Francesa de junho.. Já não é nova essa fórmula de presentes de estilistas famosos para fazer as revistas em papel voarem das bancas, mas tudo bem, essa não era a minha pauta, mas acabou entrando na roda. Voltando…

As frases que mais os fashionistas adoram dizer, vez ou outra, para dar uma dimensão do que essa ou aquela cor representam no momento sempre fazem alusão à hegemonia do preto na moda.

Acho que eu já escrevi dezenas de vezes isso, mas é que já li também outras tantas dezenas de vezes que o “verde é o novo preto”, o “amarelo é o novo preto” e por aí vai… Para mim, preto é preto e não existe um novo preto, assim como não existe um novo vinho ou um novo amarelo.

Cada cor no seu devido lugar e com a sua importância nas nossas vidas. Quanto mais passa o tempo e mais aperta a crise, mais vejo gente usando preto. Claro que ele pode vir combinado com branco, jeans, dourado, mil casamentos, mas continua sempre sendo o grande salvador da pátria.

Lembro que, alguns anos atrás, um grande amigo estava de mudança para Nova York e me pediu conselhos sobre o que levar para lá. Como bom brasileiro, acostumado com nossa maneira mais inventiva de usar cores, ele estava na dúvida de como iria aparecer bem na sua nova cidade. Eu respondi rápido, coisa que faço até hoje: “preto amore, preto!!!! “. Deu certo. Ele arrasou em NYC.

Até hoje, lembramos e damos boas risadas sobre a preciosa dica de moda. E é assim que a moda funciona. Por mais fórmulas que você tente inventar, usar preto é sempre fácil, rápido, elegante, sexy, extravagante. Ele sim tem muitas faces que sempre cabem nas nossas vidas, corpos e bolsos. Anda meio cansado dele? Invente seus novos jeitos de usá-lo. É a única fórmula infalível, indefectível, indestrutível… Estou lotada de adjetivos.

Beijos. Me segue no insta que sempre tem fotos e postagens de domingo a domingo: @anagarmendia #diretodeparis

Mangá

0306

Look das ruas de Milão. Passei por essa moça e simplesmente amei a adaptação do preto em estilo Mangá. Não fica nada vulgar. Vai fundo que essa pode ser a tua nova versão do preto. Tem que ter coragem, idade e corpo, ok?
Na proporção ideal

0306a

É o look anos 70 com o toque clássico do preto, mesclado ao branco. Não precisa inventar, é só acertar as proporções. As jaquetas sequinhas são para dar uma boa pinta. E sim, elas usam as pantalonas com a barra arrastando. E não, não fica bonito.

Prazer, meu bem

0306c

Amo essa imagem com todas as minhas forças. O preto com capa preta e as joias douradas são perfeitos para o cabelo que ela escolheu. A maneira como expõe o personagem então? É uma maravilha. Deleite total dela com as peças. Com tanto prazer, não tem como errar. Fica bom para todo mundo e para todas as idades.

Complicadinho e perfeitinho

0306d

Não está fácil decifrar essa mistura de preto e branco, mas vamos lá. A calça é a biker tradicional que você conhece de anos. Biker vem dos rapazes que andam de motocross. Em grosso modo é isso. A jaqueta-casaco tem capuz ( o que é indispensável para o outono-inverno-verão e primavera) e pode sim colocar as listras em evidência. No resto, o cabelo certinho e a cara limpa. As barbas estão fora de moda, ok? Os fashionistas mais ousados já não as usam mais. Apenas para você saber.

 



Converse com a Gente